Publicado em: 06/09/2022 11:13:00
O primeiro domingo de setembro (dia 4) foi de grande importância para a caminhada espiritual dos 122 jovens da paróquia São João Batista que participaram de um encontro de preparação para o sacramento da Crisma, que receberão dia 18 próximo.
O evento foi realizado na Chácara Flora de 07h30 às 17h e, segundo a coordenadora paroquial de catequese, Jaqueline Ferreira, foi iniciado com a oração do Ofício Divino da Juventude, seguido de uma palestra proferida pelo Seminarista Ronan Prata Pereira.
Após o almoço, o pároco, Padre Geraldo Martins, apresentou aos crismandos o Plano Arquidiocesano de Evangelização (PAE), explorando os quatro pilares da ação pastoral da Igreja no Brasil: Pão, Palavra, Caridade e Missão.
Em seguida, foram realizadas discussões em grupos, quando os participantes refletiram sobre os caminhos que planejam trilhar após receberem a Crisma. O encontro foi encerrado com a missa presidida pelo pároco, às 16h, da qual também participaram pais e padrinhos dos catequisandos.
Durante a missa, o pároco partilhou sua alegria ao ver tantos jovens se preparando para receber o sacramento, dispostos a seguir os ensinamentos de Jesus, e explicou: “Nenhum conhecimento humano é suficiente para conhecermos os desígnios de Deus. Para tanto, queridos jovens, é necessário o Espírito Santo”, disse.
“É exatamente esse Espírito que vocês estão se preparando para receber. É Ele quem irá revelar a vontade de Deus para a vida de cada um de vocês. Orem continuamente para que Ele lhes revele os planos que tem para suas vidas”, pontuou.
O seminarista Ronan avaliou o encontro como uma rica experiência, uma vez que os jovens se mostraram muito interessados na temática apresentada. “Meditamos sobre a passagem dos discípulos de Emaús (Lc 14, 13-35), para mostrar a força transformadora que o encontro com Cristo Ressuscitado tem em nossa vida”, sublinhou.
“Vimos que é Jesus quem entra em nossa vida, nos explica as Escrituras e rompe, com sua luz, tudo o que nos cega em nossa caminhada de fé. O fato de Jesus ter sido reconhecido no partir do pão salienta a importância da vida sacramental. Assim, a Crisma não é uma "formatura" da catequese, mas um passo importante na caminhada cristã”, enfatizou.
As jovens Clara, Helena e Ana Lívia, da Comunidade Santa Terezinha, disseram ter gostado muito do encontro como oportunidade de adquirir novas experiências, interagir com diferentes pessoas e refletir sobre os caminhos que irão seguir, a partir do recebimento da Crisma.
Os jovens Paulo Victor (comunidade São Francisco) e Victor (comunidade São Sebastião) revelaram opiniões similares e destacaram a aprendizagem adquirida com as palestras e a importância da oração e dos momentos de reflexão. “Foi muito bom refletir com pessoas da minha idade”, disse o primeiro.
Alguns participantes destacaram que, para um encontro de um dia inteiro, seria interessante preparar outros momentos de diálogo e dinâmicas interativas.