Publicado em: 21/04/2021 12:55:00
O Conselho Comunitário de Pastoral da comunidade de São João Batista (CCP) reuniu-se remotamente na última segunda-feira, 19, para planejar os serviços de acolhida e higienização da igreja assim que as celebrações com povo forem retomadas. A suspensão das celebrações obedece ao Decreto do arcebispo de Mariana, dom Airton José dos Santos, em vigor desde o dia 15 de março.
O Decreto estabelece que sejam todas as celebrações e reuniões presenciais sejam suspensas nos municípios classificados na Onda Roxa segundo o Plano Minas Consciente, adotado pelo governo de Minas para o combate à pandemia do coronavirus. Viçosa está nesta onda desde o dia 17 de março.
O pároco da paróquia São João Batista, padre Geraldo Martins, elogiou e agradeceu as equipes que estavam fazendo esse trabalho até o fechamento das igrejas no mês passado. O Conselho avaliou que o povo acolheu bem as normas adotadas para as celebrações com vistas à prevenção contra a Covid-19. Reforçou, no entanto, a necessidade de insistir no cumprimento dos protocolos de prevenção da pandemia assim que a igreja voltar a receber os fiéis para as celebrações.
Padre Geraldo informou que, no retorno das celebrações, os batizados serão realizados todos os domingos durante alguns meses. Comunicou, ainda, que nas terças e sextas-feiras, às 20h, serão realizadas celebrações comunitárias da penitência com absolvição geral por um determinado período.
O Conselho começou a discutir também a programação da festa de São João Batista. Suas sugestões e propostas deverão ser apresentadas ao Conselho Paroquial de Pastoral (CPP) que se reunirá no próximo sábado, 24, para definir a programação da festa do padroeiro da paróquia, considerando as circunstâncias provocadas pela pandemia.