Publicado em: 03/06/2021 18:44:00
Antes que os templos fossem fechados para se evitar o contágio com o vírus, a última celebração de batismo ocorreu no dia 08 de março de 2020. Adotando todas as medidas de precaução contra a doença, as celebrações foram retomadas em 27 de setembro do mesmo ano.
A secretária da paróquia e coordenadora da Pastoral do Batismo da Comunidade São João Batista, Norma Silva, explica como tem sido a preparação para o batismo. “Os pais e padrinhos que tiverem participado dos encontros de preparação para o sacramento do batismo nos últimos cinco anos estão dispensados de fazer a preparação neste período de pandemia”, disse.
A coordenadora esclarece que pais e padrinhos que são agentes atuantes de pastorais, bem como os que frequentam assiduamente os Grupos de Reflexão também estão dispensados de frequentar os encontros. “Para os pais e padrinhos que não se encontram nas condições mencionadas, a preparação se dará por apenas um encontro, em local a ser combinado com o agente da pastoral do batismo de sua comunidade”, explica.
A coordenadora orienta que os pais interessados em batizar seus filhos devem fazer a inscrição na Secretaria Paroquial de forma remota (telefone, what’sApp ou e-mail) ou presencial, apresentando a certidão de nascimento da criança. A celebração do batismo, a partir de julho, voltará a ocorrer nos segundos e quartos domingos, às 11h30, na igreja São João Batista. Nos meses de maio e junho, foram realizadas celebrações de batismo todos os domingos.
“Por causa da limitação do número de pessoas presentes na celebração, cada criança poderá estar acompanhada de nove familiares ou amigos, além de seus pais e padrinhos, incluídos os de consagração, se houver. O número de batizados em cada celebração tem sido, no máximo, oito crianças”, finaliza Norma.
No último domingo, 30 de maio, a paróquia São João Batista acolheu oito crianças: Daniel, Davi, Enzo, Maria Cecília, Maria Fernanda, Maria Júlia, Mateus e Murilo. Durante a Liturgia do Batismo, o Pároco Geraldo Martins explicou que esse sacramento transforma a pessoa em seguidora de Cristo. “O próprio Cristo nos diz que primeiro é preciso ser discípulo para depois ser batizado ao ordenar ‘ide, fazei discípulos todos os povos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo’ (Mt 28,19). Quando somos batizados, tornamo-nos discípulos de Jesus. E qual é a nossa missão: anunciar o amor de Deus, não apenas com palavras, mas com a prática do dia a dia”, concluiu o pároco.
Fonte: Secretaria paroquial
Leia outras notícias