Publicado em: 21/06/2022 09:07:00
A realização do Ofício Divino das Comunidades na manhã da segunda-feira, 20, marcou o início do sexto dia da novena preparatória em honra a São João Batista. À noite, como de costume, foi celebrada a Santa Missa e, em seguida, a animada Noite Cultural.
A missa foi presidida pelo Padre Lucas Muniz Alberto, pároco da Paróquia São Miguel Arcanjo, em Araponga. Logo no início da celebração, padre Lucas reforçou o papel do padroeiro de nossa paróquia. “Celebrar São João Batista é celebrar a força da profecia e renovar no nosso coração esse desejo de preparar os caminhos do Senhor”.
Durante a homilia, Padre Lucas nos fez refletir sobre qual é o nosso papel, missão e participação na Igreja. Ele também nos lembrou da importância da comunhão e da participação da comunidade para que a Igreja cumpra o seu verdadeiro propósito, afinal, como bem lembrou o celebrante “a Igreja viva somos nós”.
Como estamos vivendo um momento sinodal e este é, inclusive, o tema central da novena de São João Batista, Padre Lucas pontuou que “é impossível ser Igreja quando não há essa comunhão com Deus, porque é dele que vem a palavra e é Ele que nos envia o Espírito Santo para nos guiar na ação evangelizadora. Se nós não tivermos essa comunhão com Deus através da oração, da participação das celebrações eucarísticas, da vida comunitária e dos momentos mais profundos de oração, nos faltará o essencial, porque é Deus que nos chama”. “Que nesta novena em honra a São João Batista, renovemos mais uma vez a nossa fé e o desejo verdadeiro de fazermos comunhão nesta Igreja e de sermos cada vez mais participantes, agindo concretamente na obra da evangelização”, finalizou Padre Lucas.
Ao final da missa, como vem acontecendo desde o início da novena, os integrantes da Pastoral da Comunicação receberam uma bênção especial do celebrante.
Noite cultural
Uma das marcas registradas da festa de São João Batista é a promoção da noite cultural após a missa das 19h. Neste sexto dia de novena, os fiéis puderam saborear deliciosos caldos, salgados e prato típico, além de prestigiar a animada apresentação do Padre José Evangelista e banda. Divino Amaral que é o responsável pela organização dos shows, compartilhou com a PASCOM a alegria de participar da festa depois de 3 anos sem comemorações com o povo, por causa da pandemia.
Clique aqui e veja as fotos do sexto dia da novena.
Fonte: PASCOM
Leia outras notícias