Paroquial

Côn. Lauro preside abertura da novena de São João Batista

Durante a missa, foram acolhidos quatro crianças e adolescentes que exercerão a função de coroinhas na comunidade. Segundo o pároco, padre Geraldo Martins, esse serviço deverá ser instituído em todas as comunidades da paróquia que o solicitarem. 


Publicado em: 16/06/2021 17:10:00

Côn. Lauro preside abertura da novena de São João Batista

Com a presença restrita de fiéis e observando todas as medidas de segurança contra a Covid-19, a Paróquia São João Batista começou, nesta terça-feira, 15, a novena que prepara a festa de seu padroeiro. Com o tema “São João Batista, testemunha da luz no cuidado com a vida ameaçada”, a novena será celebrada sempre às 19h. Segundo o pároco, padre Geraldo Martins, o tema está em sintonia com a prioridade pastoral da Arquidiocese de Mariana que é “Cuidar da vida ameaçada”.

O pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, Cônego Lauro Versiani Barbosa, presidiu a abertura da novena, acompanhado do Diácono Délio. Refletindo o tema do dia, “Vida, dom de Deus, compromisso de todos”, o presidente da celebração destacou que as dificuldades enfrentadas com a pandemia podem ser oportunidade de graça e crescimento, “quando aceitamos as privações do momento como gesto de cuidado de uns com os outros”. “Todas as medidas tomadas por causa da pandemia mostram o nosso cuidado com a vida. A vida é um dom gratuito. Cada um deve perceber que sua vida é querida por Deus. Ninguém existe por acaso. Todos são chamados à vida por Deus”, destacou.

O celebrante ainda disse que “Jesus é a verdadeira imagem do Deus vivo e nós somos chamados a ser imagem de Jesus. Somos chamados a ser filhos e filhas de Deus, através do seu único Filho. Por isso, precisamos crescer na filiação, crescendo na fraternidade. Somos seres sociais e só nos completamos vivendo em comunhão”, ponderou.

Refletindo sobre Carta de São Paulo aos Coríntios, Cônego Lauro discorreu sobre a importância da caridade. “Poder ajudar os outros é graça, pois aí a gente percebe que, como a vida nos veio na gratuidade, nós também temos que responder na gratuidade. A vida é presente, dom, compromisso. E só quando descobrimos isso é que somos felizes”, explicou.

“Ser cristão não é pra gente mole. Perdoar o inimigo já era um ensinamento difícil e agora Jesus nos ensina a amar e rezar por aqueles que nos perseguem. Todos nós queremos ir para o céu, mas para isso temos que parecer com Jesus, configurados pelo Espírito Santo”, disse referindo-se ao evangelho proclamado na liturgia.

Acolhida dos coroinhas

Durante a celebração, a assembleia acolheu quatro crianças e adolescentes que servirão na Liturgia como coroinhas: Clarissa, Luan, Davi e Pedro. Acompanhados de seus pais, os novos coroinhas assumiram o compromisso de servir ao altar com alegria. O pároco benzeu as túnicas que lhes foram entregues por seus pais.

Novena de São João Batista

Com a participação presencial restrita por causa da pandemia, os devotos de São João Batista poderão acompanhar as celebrações pelas redes sociais da paróquia. Para presidir as missas, foram convidados, além dos párocos das paróquias de Viçosa, outros padres das paróquias da forania de Viçosa.

O pároco recordou as principais atividades que a paróquia realizará durante a novena do padroeiro. Destacou que durante todos os dias haverá oração do Ofício Divino às 7h, na igreja São João Batista. A participação na oração é aberta ao público sem necessidade de fazer reserva. Disse também que há barraquinha com pratos típicos de festa junina. Os tíquetes são vendidos com antecedência e os pratos podem ser retirados a partir das 17h para levar para casa.

Padre Geraldo reforçou o tema da festa que é “Cuidar da vida ameaçada” e convidou a todos para, durante toda a novena, ofertar alimentos não perecíveis para que sejam doados às famílias carentes.

Veja as fotos da Celebração

Fonte: Secretaria paroquial

Leia outras notícias