Paroquial

Conteúdo da Campanha da Fraternidade 2023 é apresentado na paróquia

Foram três noites de estudo que reuniram mais de 30 agentes de pastoral que tomaram conhecimento do Texto-Base da Campanha da Fraternidade sobre a fome, a terceira que a Igreja no Brasil realiza com esse tema.


Publicado em: 07/02/2023 07:26:00

Conteúdo da Campanha da Fraternidade 2023 é apresentado na paróquia

Agentes de pastoral da paróquia São João Batista reuniram-se, na semana passada, para estudar o Texto Base que traz o conteúdo da Campanha da Fraternidade (CF) deste ano que será aberta na Quarta-feira de Cinzas, dia 22 de fevereiro. Com o tema “Fraternidade e Fome”, a Campanha inspira-se no versículo bíblico “Dai-lhes vós mesmos de comer”. Promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), é a terceira CF a tratar do tema da fome. As duas primeiras foram em 1975 e 1985.

As reuniões de estudo aconteceram nas noites dos dias 1, 2 e 3 de fevereiro, no Salão Paroquial, e foram dirigidas pelo pároco, padre Geraldo Martins. “O objetivo do estudo foi preparar nossas lideranças para trabalhar de forma efetiva a Campanha da Fraternidade deste ano que traz um tema da maior importância que é a fome. No Brasil, esse flagelo atinge mais de 30 milhões de pessoas”, explicou o pároco.

Na primeira noite, padre Geraldo apresentou o cartaz da CF, seus objetivos e a realidade da fome no Brasil. “A Campanha quer sensibilizar tanto a sociedade brasileira quanto a Igreja para o escândalo da fome no país e despertar o compromisso de todos com ações concretas para vencer essa triste realidade que ameaça a vida de milhões de irmãs e irmãos nossos”, observou o padre.

Padre Geraldo explicou, na segunda reunião, o evangelho de São Mateus que servirá de iluminação para a CF. Trata-se da passagem que apresenta Jesus multiplicando cinco pães e dois peixes e alimentando uma multidão. “Neste evangelho, o que deve chamar nossa atenção não é tanto o milagre que Jesus faz, mas a ordem que vem dele: ‘Dai-lhes vós mesmos de comer!’. Esse imperativo é um chamado a nos desinstalar e sair de nossa zona de conforto, mobilizando-nos para saciar a fome dos empobrecidos”, disse.

Ele destacou também a palavra de teólogos e dos papas que denunciam a violação desse direito humano, causando dor, sofrimento e morte a muitas pessoas. A CF, segundo o pároco, quer provocar verdadeira conversão no coração dos cristãos “que não podem ficar indiferentes à pobreza e exclusão que causam fome e miséria”.  

No último encontro, os agentes de pastoral estudaram, em grupos, as propostas de ações concretas a serem trabalhadas durante a Campanha da Fraternidade e ao longo do ano. As ações foram divididas em três níveis: pessoal, comunitário-eclesial e sociopolítico. “Há propostas de ação muito interessantes e de fácil execução. Outras exigirão articulação com a sociedade civil e o poder público. Temos esperança de que esta Campanha nos despertará a todos para uma efetiva solidariedade com os que passam fome ou sofrem de algum tipo de insegurança alimentar. É com a solidariedade de todos que erradicaremos esse mal que atenta contra a dignidade humana”, concluiu padre Geraldo.

Veja as fotos.