Paroquial

Coordenação de catequese define período da primeira eucaristia e crisma

Crianças, adolescentes e jovens, impedidos de receber a primeira eucaristia e a crisma no ano passado por causa da pandemia do novo coronavírus, vão recebê-los este ano. A catequese com adultos também será retomada daqui a alguns meses com vistas a preparar os adultos que ainda não receberam todos os sacramentos da iniciação 


Publicado em: 20/02/2021 22:31:00

Coordenação de catequese define período da primeira eucaristia e crisma

A coordenação paroquial de catequese da paróquia São João Batista, em Viçosa (MG), definiu que as comunidades terão a celebração da primeira eucaristia e da crisma no final do primeiro semestre deste ano. A decisão foi tomada em reunião que a coordenação realizou neste sábado, 20, no salão paroquial, e diz respeito às crianças e jovens que deveriam ter recebido estes dois sacramentos no ano passado e não o fizeram por causa da pandemia.

A partir de março, as catequistas intensificarão o projeto “Catequese nas casas”, implantado pela paróquia no ano passado. Serão enviados, semanalmente, encontros impressos para as crianças que deverão contar com a ajuda e acompanhamento dos pais. A cada quinze dias, as catequistas terão encontro virtual com as crianças para avaliar o estudo e tirar dúvida dos catequizandos. Segundo a coordenadora paroquial de catequese, Silvia do Rosário Vale, nas comunidades rurais que não têm acesso à internet, as catequistas buscarão outro meio de avaliar o estudo.

“Tivemos uma reunião produtiva. Definimos o formato dos trabalhos catequéticos deste ano. A novidade é que além de material impresso, teremos encontros regulares pela internet na plataforma do Google Meet com os catequizandos da primeira eucaristia e crisma”, explicou a coordenadora da catequese da comunidade São Judas, Jaqueline Ferreira, que coordenou a reunião. “A equipe que já elabora os encontros virtuais também elaborará o material a ser impresso, sempre com base no material da arquidiocese” acrescentou.

As catequistas deverão promover também encontros virtuais com os pais para esclarecer dúvidas e incentivá-los em sua missão de educadores da fé de seus filhos, sobretudo nesse tempo da pandemia. “A família tem um grande papel nessa formação [dos catequisandos], visto que os encontros serão feitos virtualmente”, sublinhou a coordenadora.

Os encontros com os crismandos serão virtuais e também cumprirão um calendário de forma a fortalecer a formação dos jovens na preparação próxima para receber o sacramento. Outros detalhes das celebrações destes dois sacramentos serão acertados ao longo deste semestre.

A catequese com adultos também esteve na pauta da reunião. A coordenação deste trabalho foi confiada a Leida e Rafael que se reunirão com a coordenadora paroquial da catequese e o pároco para definir o processo de organização desta catequese.

Sílvia lembrou que 2020 foi um ano de aprendizado para as catequistas e se mostrou otimista para as atividades deste ano. “Esperamos, em 2021, dar continuidade ao nosso trabalho com a novidade de inscrições para catequese de adultos que se prepararão para receber os sacramentos que ainda não receberam na páscoa de 2022”, esclareceu a coordenadora. Ela disse, ainda, que as crianças que ainda não estão inscritas na catequese deverão procurar as catequistas de sua comunidade e fazer sua inscrição para receber o material de sua formação.