Publicado em: 10/06/2023 21:55:00
A igreja São João Batista ficou lotada na manhã de quinta-feira, 8 de junho, para a celebração da solenidade de Corpus Christi, que reuniu várias comunidades da Paróquia São João Batista. Presidida pelo pároco, padre Geraldo Martins Dias, a missa começou às 8h e foi seguida da procissão com o Santíssimo Sacramento num pequeno trecho das ruas próximas da igreja.
“A festa de Corpus Christi teve início no século XIII, na Bélgica, e, posteriormente, foi estendida para toda a Igreja pelo papa Urbano IV”, explicou o pároco. “Esta festa nos convida a aprofundar nosso amor a esse que é o mistério central de nossa fé, qual seja, a presença real de Jesus na eucaristia”, completou.
Padre Geraldo destacou que a comunhão sacramental do corpo e sangue de Jesus deve ser “consequência de nossa comunhão com toda a vida de Jesus”. “No evangelho Jesus afirma: minha carne é comida, meu sangue é bebida. Significa dizer que toda a vida de Jesus foi uma doação total em favor da humanidade. E quem o recebe na eucaristia deve se fazer doação aos irmãos e irmãs, a exemplo dele”, disse.
Com uma participação animada, apesar do frio, a assembleia cantou e louvou a Deus com muito entusiasmo. Os cantos da celebração ajudaram os fiéis a celebrarem o mistério do Corpo e Sangue de Cristo, doados em favor de toda a humanidade.
Para a procissão, tapetes confeccionados com panos e ornados com flores e símbolos da eucaristia enfeitavam as ruas para a passagem do Santíssimo Sacramento. “Foi muito interessante a criatividade da equipe que fez o tapete utilizando saquinhos de café e litros de óleo que, depois, foram recolhidos e doados à paróquia, para as cestas básicas que são distribuídas às famílias carentes da comunidade”, contou padre Geraldo, que agradeceu o trabalho de toda a equipe que dedicou muito tempo para deixar o tapete pronto para a procissão.
A bênção do Santíssimo, encerrando a procissão, foi recebida por todos os fiéis com piedade e devoção.