Publicado em: 31/03/2024 18:32:00
A Vigília Pascal do Sábado Santo teve início às 20h no dia 30 de março na entrada da igreja de São João Batista. A primeira parte da celebração (Liturgia da Luz) foi iniciada com a bênção do fogo novo e a configuração do Círio Pascal, que representa Jesus, luz da humanidade, princípio e fim de tudo e de todos, Senhor do tempo e da história.
A segunda parte (Liturgia da Palavra), realizada dentro da igreja, recordou a caminhada do povo de Israel, aguardando o Messias. Após as leituras no Novo Testamento, principalmente as que relatam a ressurreição de Cristo, em sua homilia, o pároco, Padre Geraldo Martins, discorreu sobre a caminhada das mulheres na madrugada do domingo para ungir o corpo do Senhor.
“Elas caminhavam se perguntando como iriam remover a grande pedra que cobria a entrada do túmulo. Elas não temiam a escuridão da noite nem qualquer barreira humana. Apenas se preocupavam com a pedra. Quando lá chegaram, o problema já estava resolvido”, disse.
“Como o sábado era dia sagrado, elas não puderam ungir o corpo do Senhor que havia sido assassinado na cruz. Por isso, Madalena e suas amigas mal esperaram o dia amanhecer para ir ungi-lo. E quando tudo parecia acabado, o túmulo está aberto e Cristo ressuscitado”, destacou o pároco.
“Cristo não se deixou prender no vazio e na solidão do túmulo. Por isso, só Ele pode remover as pedras dos nossos túmulos do desânimo, do egoísmo da indiferença, para experimentarmos a explosão de vida nova que ele nos traz”, pontuou Pe Geraldo.
Na terceira parte, Liturgia do Batismo, o sacerdote convidou as crianças Laisa, Lucas, Tamara, Ramon e Nathanielly, para receberem o sacramento do Batismo. Os catecúmenos Jael e Rafaela, além do Batismo, receberem o Sacramento da Crisma. Em seguida, todos os presentes renovaram suas promessas batismais e foram aspergidos com a água.
Na última parte da celebração, os fieis receberam a eucaristia e os batizados foram consagrados a Nossa Senhora. Para encerrar, Pe Geraldo se dirigiu aos pais e disse estar muito feliz com a participação deles na vida religiosa dos filhos: “Não abandonem seus filhos! Continuem sendo presença de Cristo na vida deles! Procurem dar testemunho de vida sacramental e acompanhe-os. Eles precisam de vocês. Vocês são os seus catequistas principais”, orientou.
No Domingo da Ressurreição, foi celebrada Missa na Igreja de São João Batista às 8h e, em seguida, a Procissão da Ressurreição e, às 19h, na Igreja de São João Batista.
Veja aqui as nossas fotos.