Publicado em: 10/03/2025 15:14:00
O Dia Internacional da Mulher, celebrado anualmente em 8 de março, é um símbolo da luta histórica das mulheres por direitos, equidade e respeito. Essa data tem suas raízes em movimentos trabalhistas e feministas do final do século XIX e início do século XX, quando mulheres começaram a se mobilizar para reivindicar melhores condições de trabalho, direito ao voto e igualdade de oportunidades.
Na Paróquia São João Batista em Viçosa, a data foi comemorada com um grande encontro de mulheres, promovido pela Pastoral Familiar, no Centro Paroquial de Pastoral Dom Luciano Mendes, anexo à igreja de São João Batista. O evento que teve por tema “Em ti, mulher, a esperança renasce” aconteceu durante todo o dia, quando as 220 participantes, das quatro paróquias de Viçosa e de Teixeiras, estiveram envolvidas em momentos de oração, palestras e partilha de testemunhos de vida.
Pela manhã, após acolhida, café da manhã e oração no espaço que estava cuidadosamente decorado para valorizar a presença feminina, a primeira palestra que foi feita por Maria Cristina Cupertino que discorreu sobre a sobrecarga que é colocada nos ombros da mulher moderna, em termos de trabalho e expectativas sociais.
Por isso, orientou as mulheres a buscarem o crescimento na fé e na confiança em Deus, caminhando sempre sob as luzes do Espírito Santo, que sempre mostra as melhores escolhas a serem feitas. Também as advertiu a terem sabedoria para não assumir atividades em excesso, de forma a terem melhor qualidade de vida.
A segunda palestra foi realizada pela médica nefrologista Márcia Garcia Gouvêa que falou sobre a saúde das mulheres, principalmente no que se refere ao cuidado com os rins. Recomendou que as mulheres tenham uma alimentação adequada, com consumo de frutas, verduras e ingestão de muita água. Por outro lado, alertou para o consumo excessivo de sal, gordura e carnes.
Falou da importância dos exames médicos para acompanhar os níveis de creatinina no corpo, pois contribuem para avaliação do desempenho dos rins, permitindo que seja detectada uma série de condições como insuficiência renal e infecção, ainda nos estágios iniciais.
Também recomendou que as mulheres busquem acompanhamento médico, evitem cigarro e álcool. “A saúde muda ao longo da vida e exige atenção constante. A prevenção é o melhor caminho para uma vida saudável. Façam atividades físicas, pois quem não tem tempo para fazer exercícios, mais cedo ou mais tarde, terá que encontrar tempo para tratar doenças”, disse.
Após sua palestra, Doutora Márcia recebeu uma homenagem especial das mulheres por ter sido a fundadora do setor de hemodiálise do hospital de São João Batista, em Viçosa. Antes da criação desse setor, os pacientes da hemodiálise tinham de se deslocar até Belo Horizonte para serem atendidos.
A terceira palestra foi realizada pela nutricionista do Hospital São João Batista, Priscila Vaz de Melo, que alertou as mulheres sobre a importância dos alimentos naturais para evitar doenças. Discutiu sobre a pressão exercida pelas mídias para que a pessoa tenha um corpo perfeito e disse para ter cuidado com as dietas milagrosas que frequentemente são divulgadas.
Também destacou que uma alimentação de qualidade exige equilíbrio e variedade de nutrientes, evitando alimentos processados que possuem excesso de sal, açúcar e gorduras saturadas. Também pontuou ser importante valorizar os alimentos in natura, ou seja, que vêm diretamente da natureza.
Após o almoço, carinhosamente preparado pelos homens da Pastoral Familiar, a tarde foi de conversa onde as participantes puderam partilhar suas histórias de vida, relatando suas lutas e vitórias. Nesses relatos, o que mais sobressaiu foi a importância da fé para a superação das dificuldades, como destacou Imaculada Martins: “Com fé, a gente cresce com tudo o que passa na vida. Sozinha a gente não vence, mas com oração, vencemos sempre”, disse.
A catequista Vivian Ramos Fernandes partilhou suas dificuldades com o tratamento e perda do marido durante a Pandemia da Covid e Adriana Moutinho, de Além Paraíba, também falou da sua fé em Nossa Senhora e do quanto ela lhe ajudou a superar suas dificuldades. Acrescentou ainda a importância de a pessoa não se ater a acontecimentos passados: “O passado trava o nosso presente e não deixa a gente ter futuro”, pontuou.
O encontro, que também teve importantes momentos de oração mariana, já que as mulheres possuem uma conexão especial com Maria, Mãe de Jesus, foi encerrado com adoração ao Santíssimo Sacramento na Igreja de São João Batista.
Várias mulheres destacaram a alegria de participar do encontro junto de pessoas de suas famílias, como disse Arlete Rocha: “Foi um encontro abençoado. Fiquei feliz por comemorar o meu aniversário na presença de Deus e de tantas irmãs, principalmente por estar com minha família: mãe, irmã, filhas e sobrinhos”, pontuou.
O encontro foi muito bem avaliado pelas participantes que além de toda programação, elogiaram o trabalho dos homens da Pastoral Familiar e das agentes da Pastoral Sementinhas de Deus, que cuidaram das 64 crianças de 0 a 13 anos, que vieram com as mães para o encontro. As crianças foram divididas em grupos, por faixa etária, para participar de diferentes atividades de diversão, piquenique e estudo bíblico.
Confira AQUI nossas fotos.