Publicado em: 24/04/2024 19:36:00
Desde que iniciou seu trabalho pastoral na Paróquia São João Batista, em Viçosa, no fim de 2019, Pe Geraldo Martins tem partilhado com frequência seu desejo de poder contar com uma equipe bem estruturada, capaz de fazer bom uso dos meios de comunicação na evangelização e contribuir para que as 16 comunidades da paróquia atuem realmente como uma rede, onde todas contribuam para o crescimento mútuo.
Tem destacado ao longo desse tempo que todo cristão deve ser um comunicador eficaz da Boa Nova: “Evangelizar é comunicar a mensagem libertadora de Deus. Jesus era um grande comunicador. Precisamos aprender com Ele”, disse. Por isso, assim que o Conselho Paroquial de Pastoral (CPP) decidiu realizar um Ano Missionário, uma de suas maiores preocupações tem sido a comunicação, de forma que todas as comunidades deem o seu melhor e caminhem juntas.
Foi então proposto pelo CPP que a Paróquia expandisse a Pastoral de Comunicação (PASCOM) da Paróquia de forma que as comunidades divulguem bem suas atividades pastorais . Com esse objetivo, os coordenadores comunitários deviam indicar um(a) agente responsável pela comunicação das atividades do Ano Missionário, fotografando e escrevendo sobre os eventos para o site paroquial, com possibilidade de publicar também no jornal paroquial, O Mensageiro.
Iniciando a reunião, o pároco falou da alegria de ver o grupo crescendo e se mostrou muito otimista com o trabalho que será realizado: “Penso que o fortalecimento da PASCOM poderá ser um dos grandes frutos do Ano Missionário”, pontuou. Em seguida, explicou que o valor da notícia depende do fator tempo, ou seja, quanto mais rápido for divulgada maior será seu impacto.
Em sequência, partilhou algumas técnicas para escrever uma notícia, texto formado com título, cabeça e corpo. Explicou que o título é o anúncio, geralmente o último a ser escrito. A “cabeça” é o resumo inicial do texto, responsável por guiar o leitor, e apresenta as informações mais relevantes. Comumente, responde às perguntas: “Quem?”; “O quê?”; “Quando?”; “Onde?”; “Como?”; “Por quê?”.
Concluiu que toda notícia deve ter linguagem clara, objetiva, acessível (sem palavras difíceis) e sintética, evitando informações irrelevantes, pois um texto muito longo pode desmotivar o leitor. Além disso, a notícia é impessoal, em terceira pessoa, pois o repórter não se inclui na matéria; apresenta a realidade dos fatos, sem opinião pessoal, como um observador externo, que relata aquilo que vê e ouve. Opiniões pessoais sobre o evento (se foi bom, produtivo, etc.) podem ser incluídas em falas (escritas entre aspas) de um ou mais participantes, citando nome completo do falante.
Após esclarecer dúvidas sobre fotos e escrita jornalística, o grupo sugeriu a criação de uma comunidade de fluxo único no aplicativo What’sApp. Assim, todas as pessoas interessadas poderão receber agenda de eventos e notícias da Paróquia.