Publicado em: 10/04/2023 09:22:00
A primeira parte da celebração (Liturgia da Luz) foi iniciada na entrada da igreja de São João Batista com a bênção do fogo novo com o qual foi aceso Círio Pascal, que representa Jesus Ressuscitado, luz da humanidade, princípio e fim de tudo e de todos, Senhor do tempo e da história.
A segunda parte (Liturgia da Palavra) recordou a caminhada do povo de Israel, aguardando o Messias. Durante a homilia, o pároco, padre Geraldo Martins, explicou que a noite da Vigília Pascal é a noite mais bela da Igreja, e acolheu os fiéis: “que bom que vocês estão aqui para louvar e bendizer o nosso Deus pela vitória e ressurreição de seu filho Jesus”, disse.
A partir das leituras bíblicas, pontuou que toda a criação é renovada na ressurreição de Cristo. “Deus faz nascer um coração novo no ser humano e nos dá uma vida nova pelo batismo”.
“Experimentamos o ressuscitado quando, sem medo, o procuramos e fazemos rolar as pedras do túmulo da angústia, do desânimo e da indiferença. Quando enfrentamos a madrugada escura na luta por vida digna para todos. Quando nos dispomos a entrar no túmulo vazio de nós mesmos e da realidade que nos cerca, para sentir a força libertadora de Cristo”, observou.
O celebrante defendeu que "também nós ressuscitamos com Cristo quando, com alegria, nos colocamos a caminho para comunicar aos outros que a vida venceu a morte, o bem venceu o mal e a luz venceu a escuridão".
Ao explicar que o primeiro lugar da aparição de Jesus a seus apóstolos foi a Galileia, lugar de gente pobre, humilde, sofredora e esquecida, destacou que "nós também o encontraremos quando lutarmos por vida digna para os pequenos e excluídos".
Na terceira parte, Liturgia do Batismo, o sacerdote convidou as crianças Nauany Beatriz Duarte, João Vitor Martins Gomes e o catecúmeno Robson Manoel Leocádio, para receberem o sacramento do batismo. “Vamos apoiá-los com as nossas preces, para que Deus nosso Pai os acompanhe com a sua misericórdia”, disse. Robson também recebeu o sacramento da Crisma e toda a assembleia renovou suas promessas batismais, sendo aspergidos com a água. Na última parte da celebração (Liturgia Eucarística), os fiéis receberam a eucaristia.
No Domingo da Ressurreição, foi celebrada Missa na Igreja de São João Batista às 8h e, em seguida, a Procissão da Ressurreição. Às 16h, teve Missa na Comunidade São Geraldo (Piúna) e, às 19h, na Igreja de São João Batista.
"Ver e crer! Esse é o caminho de quem quer celebrar a ressurreição. Esta é um fato histórico. Vimos isso pelas evidências do túmulo vazio. Vemos isso pelo relato de Pedro, nos Atos dos Apóstolos, na grande catequese das primeiras comunidades. Mas isso é insuficiente. O Sol que que não tem ocaso só brilha para quem crê. Daí a importância de entender que a fé vem antes de tudo. Só pela fé se pode afirmar a ressurreição do Senhor", disse o pároco na sua homilia de domingo.
Veja aqui as fotos.