Paroquial

Fim de semana de muitas celebrações na Paróquia São João Batista 

Neste final de semana, 23 jovens de três comunidades da paróquia São João Batista receberam o sacramento da crisma ministrado pelo pároco, padre Geraldo Martins. Até o final do mês, cerca de 125 jovens serão crismados na paróquia.


Publicado em: 09/08/2021 12:56:00

Fim de semana de muitas celebrações na Paróquia São João Batista 

Dando continuidade à celebração do Sacramento da Crisma, iniciada no dia 1º de agosto, neste último fim de semana, mais três comunidades tiveram a alegria de testemunhar seus jovens sendo crismados. No sábado, 7, na igreja São João Batista, as comunidades de Santa Terezinha (Vale do Sol) e Divino Espírito Santo (Laranjal) apresentaram 22 jovens. Já no domingo, 8, a Comunidade de São Geraldo (Piúna) festejou este sacramento com a jovem Elizandra em missa celebrada fora da capela.

Sacramento ordinariamente ministrado pelo bispo, quando se reúne em um só lugar com um grande número de jovens crismandos, nestes tempos de pandemia, o arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos, delegou os próprios párocos para ministrar a Crisma aos jovens de suas respectivas paróquias, respeitando os protocolos de prevenção contra o novo coronavirus. 

As duas celebrações da crisma foram presididas pelo pároco, padre Geraldo Martins, que convidou os jovens a procurarem conhecer sempre mais os mistérios de Deus, através de Sua Palavra. “Quanto mais se aprofunda (no mistério), mais se conhece sobre o que não é visível na superfície”, disse.

O pároco explicou aos jovens que o Espírito Santo é o sopro de vida de Deus. “No dia da Crisma, Cristo nos unge com o seu Espírito Santo. É a confirmação da fé recebida no batismo. Assim, hoje, vocês serão marcados com o selo do Espírito Santo”, sublinhou.

“Hoje vocês se tornam discípulos de Cristo. Que bom poder contar com mais 22 apóstolos e apóstolas lutando pela causa do Evangelho”, disse padre Geraldo. “Quem recebe o Espírito Santo assume o compromisso de construir um mundo melhor, defendendo a vida em todas as suas expressões, em todas as formas, já que, como defendido pelo papa Francisco, em uma perspectiva de Ecologia Integral, tudo está interligado”, acrescentou.

O presidente da celebração fez um apelo aos jovens para serem protagonistas da vida. “Cuidem bem da vida de vocês, mas cuidem também dos outros jovens. Sejam Igreja, mostrem que vocês têm o Espírito Santo. Testemunhem Jesus Cristo. Mostrem ao mundo que somente em Cristo há alegria verdadeira”, enfatizou.

Na Comunidade de São Geraldo, o pároco explicou como era a catequese e a celebração dos sacramentos no início da Igreja. Ressaltou a importância de a pessoa sempre orar, pedindo a Deus os sete dons do Espírito Santo. Explicou que, como fogo, o Espírito Santo limpa e queima o que é ruim, mas também aquece, motiva e renova em todos as forças para lutar e fazer a vontade de Deus.

Em ambas as celebrações, o pároco se dirigiu aos padrinhos e madrinhas dos crismandos, orientando-os a continuarem se aprofundando na fé. “A tarefa de vocês é caminhar ao lado de seus afilhados e mostrar-lhes o caminho da vida. Este é o significado de colocarem a mão no ombro do afilhado ou da afilhada. Vocês se tornam apoio para eles e assumem o compromisso de ajudá-los a discernir o caminho da felicidade, mas não o de caminhar por eles”, enfatizou.

O pároco relembrou também o compromisso dos pais na educação cristã de seus filhos jovens. “Que vocês, queridos pais, não descuidem da própria fé. Sejam assíduos leitores da Palavra e se alimentem sempre da Eucaristia. A tarefa de vocês não termina aqui com a crisma de seus filhos e filhas. Vocês continuam sendo muito importantes na vida de fé deles. Por isso, peço-lhes que continuem incentivando-os a viver a fé, mas façam isso mais pelo exemplo do que pela palavra”, concluiu.

Cida Zolnier

Veja as fotos

Fonte: PASCOM

Leia outras notícias