Paroquial

Hora Santa Missionária é realizada nas comunidades

Dando continuidade às atividades do Ano Missionário Paroquial, as comunidades da Paróquia São João Batista, em Viçosa, realizam Hora Santa Missionária, de 8 a 14 abril, para meditar e rezar pelas famílias e pelas missões.


Publicado em: 18/04/2024 08:18:00

Hora Santa Missionária é realizada nas comunidades

Para celebrar o 20º aniversário de criação da Paróquia São João Batista em fevereiro de 2025, o Conselho Paroquial de Pastoral (CPP) decidiu realizar um Ano Missionário Paroquial (AMP), promovendo a missão como um dos pilares a sustentar suas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), juntamente com a Palavra, o Pão e a Caridade.

Uma das atividades propostas pelo Grupo de Animação Missionária (GAM), criado para propor, organizar, articular e animar as atividades do AMP, é a Hora Santa Missionária, que aconteceu nas capelas de todas as comunidades da paróquia em um dos dias da segunda semana de abril, de 8 a 14, marcado conforme a disponibilidades dos agentes comunitários. 

A Hora Santa é uma tradição devocional católica romana de passar uma hora em adoração eucarística na presença do Santíssimo Sacramento. Para orientar os fiéis, o GAM elaborou um roteiro de celebração, destacando a importância do silêncio e da meditação para a oração e o crescimento espiritual.

Na comunidade de São Geraldo, a Hora Santa foi realizada dia 08, às 18h, com muita fé por seus moradores. A comunidade relatou a alegria dos participantes em contar com a presença de residentes da comunidade, bem como das mulheres da Casa de Acolhida Dom Luciano.

A comunidade Santa Teresinha, por sua vez, realizou a atividade no dia 11, contando com a participação de crismandos, catequistas e demais membros da comunidade. Seguindo o roteiro proposto pelo GAM, os participantes refletiram sobre o Evangelho, cantaram e oraram de frente para o Santíssimo Sacramento. 

De forma semelhante, a comunidade São Sebastião também seguiu o roteiro paroquial, fez a leitura orante e contemplativa da Palavra. Após reflexão sucinta sobre o Evangelho, os participantes tiveram vários momentos de silêncio e reflexão pessoal. Segundo a coordenadora comunitária, Ana Emiliana, a participação da equipe de música na Hora Santa permitiu que os louvores fossem bem cantados, contribuindo para a oração e meditação dos fiéis. 

Veja aqui outras fotos.