Paroquial

Igreja São João Batista tem novo sistema de som

Instalado durante a última semana, o novo sistema de som responde a uma demanda apresentada pelos paroquianos que manifestavam dificuldades de compreensão das celebrações por causa da deficiência da atual sonorização da igreja. O antigo som carecia de tecnologia que respondesse melhor as dimensões da igreja.


Publicado em: 24/05/2021 11:09:00

Igreja São João Batista tem novo sistema de som

As celebrações de Pentecostes neste domingo, 23, inauguraram oficialmente o novo sistema de som da igreja São João Batista, instalado na semana passada. Adquiridos pela paróquia junto à empresa MS – Som e Luz, de Santa Bárbara do Tugúrio (MG), os equipamentos se caracterizam pela modernidade e qualidade.

O tesoureiro da paróquia, Lidson Lehner, explicou que a troca do som surgiu de uma demanda a partir dos paroquianos que manifestavam dificuldade de ouvir e compreender o que se falava nas celebrações. “A troca do sistema de sonorização foi uma demanda apresentada pela paroquia uma vez que o som que tínhamos era provisório e já não atendia mais com perfeição seja pelo tamanho da igreja, seja falta de tecnologia. Ouvindo os paroquianos que reclamavam por não ouvir bem as leituras, a homilia durante as celebrações, o Conselho Econômico da paróquia decidiu pela troca do som”, disse Lehner.

som2Foram instaladas 14 caixas de som na nave central, duas sobre as portas, na parte externa da igreja, e duas para retorno das equipes de canto, além de 12 arandelas, sendo seis no presbitério e seis na capela do Santíssimo. “Fizemos uma melhor distribuição do sistema de sonorização. São oito linhas de caixas para dividir as fontes sonoras no ambiente, reduzir a pressão sonora geral e ter menos problemas com reverberações”, disse o gerente de projetos da MS-Som e Luz, Jonas Tadeu Sotero Ferreira.

“Uma novidade muito interessante deste novo sistema em relação ao sistema antigo é a mesa digital”, explica. “Na mesa analógica [do som antigo], qualquer um poderia mexer. A mesa digital tem apenas três botões de volume e o restante é controlado por computador, tablete ou smartphone. Com isso, conseguimos restringir o acesso das pessoas para mexer no som”, completa.

Dificuldades

som3Segundo Ferreira, um dos problemas apresentados pela igreja foi a forte reverberação que compromete a qualidade do som. “O eco diminui a qualidade da medição [de som] e fica mais difícil de tomar decisões. Foram feitos quase 40 pontos de medições em toda a igreja”, esclarece o gerente de projetos.

Outra dificuldade encontrada por Ferreira foi a instalação do retorno no presbitério da igreja. Uma das exigências feitas pela paróquia é que não se colocassem caixas de som nas paredes do presbitério para não comprometer a estética. “O maior problema foi [colocar] o retorno do presbitério, uma vez que [a paróquia] não queria caixas nas paredes. Demos, então, a opção das arandelas. Elas não têm a mesma qualidade [de som das caixas] da nave, porém, entre a estética e a qualidade, achamos um meio termo que conseguisse funcionar bem e deixasse a estética limpa e agradável”, explica Ferreira.

Segundo o gerente de projetos, o trabalho desenvolvido na igreja São João Batista foi mais uma experiência de aprendizado para a empresa. “Todo projeto é único. São novos aprendizados, buscando novas técnicas para resolver o problema de nossos clientes que preferimos chamar de parceiros”, sublinha.

A equipe de instalação do som levou quase uma semana para concluir os trabalhos que terminaram no sábado, 22. Além do gerente de projetos, estiveram presentes o gerente executivo da empresa, Marciano Alves Ferreiras, e os colaboradores Everton Silva, Emerson Araujo, Fabio Coutinho, responsáveis pela instalação das caixas, passagem da fiação, colocação das arandelas no altar e capela do Santíssimo.

Investimento

som4O investimento feito pela paróquia foi de R$ 72.546,00 com o pagamento parcelado. “Solicitamos dois orçamentos de empresas que nos poderiam oferecer um serviço profissional e de qualidade. Fizemos a opção observando a tecnologia oferecida, o valor mais em conta para a paróquia, incluindo as condições de pagamento”, comenta o tesoureiro da paróquia. “Esperamos, com este investimento, atender a demanda que foi criada e satisfazer os paroquianos. Ainda estamos em fase de teste, mas já ouvimos uma avaliação positiva dos que participaram das celebrações neste fim de semana”, finaliza.