Paroquial

Imagem do Sagrado Coração de Jesus chega à paróquia São João Batista

A peregrinação da imagem começou em julho, na Região Pastoral Mariana Norte, seguindo para a Região Pastoral Mariana Leste à qual pertence a paróquia São João Batista. Da Região Leste, a imagem seguirá para a Região Pastoral Mariana Centro que Piranga (MG) como sede.


Publicado em: 21/12/2024 16:24:00

Imagem do Sagrado Coração de Jesus chega à paróquia São João Batista

Chegou, nesta sexta-feira, 20, à paróquia São João Batista, em Viçosa (MG), a imagem do Sagrado Coração de Jesus que está visitando as paróquias para celebrar os 150 anos da consagração da Arquidiocese de Mariana ao Sagrado Coração de Jesus. Vinda da paróquia Santa Rita, a imagem chegou por volta das 18h30 e ficará na paróquia São João Batista até domingo, 21.

Os paroquianos de São João Batista se concentraram no estacionamento próximo ao Bahama Mix e, em procissão, conduziram a imagem até a igreja São João Batista onde houve missa presidida pelo pároco, padre Geraldo Martins, e concelebrada pelo padre Antônio Monteiro, representando a paróquia Santa Rita.

imagem-6

Padre Geraldo destacou a importância de se fazer memória desta data que comemora os 150 anos da consagração da Arquidiocese de Mariana ao Coração de Jesus feita por Dom Antônio Ferreira Viçoso. Referindo-se ao evangelho proclamado na celebração, o pároco chamou a atenção para a “gentileza de Deus” que, segundo o padre, cobre todas as pessoas “com a sombra de seu amor e de sua ternura”.

“Do mesmo modo que Deus cobriu a virgem Maria com sua sombra, dando-lhe proteção e segurança para que cumprisse com fidelidade sua missão, Deus nos cobre também com a sombra de seu amor e de seu carinho”, disse padre Geraldo. “Gentileza é uma virtude que trazemos no coração. A gentileza de Jesus se traduz em sua entrega por nós, em sua doação para que nele todos tenhamos vida”, acrescentou.

O pároco convidou a assembleia, no final da celebração, a rezar a mesma oração de consagração ao Coração de Jesus composta e rezada por Dom Viçoso no dia 8 de dezembro de 1874, na Catedral de Mariana. Convidou os fiéis a participarem mais ativamente nas missas das primeiras sextas-feiras e a praticarem a ‘hora de presença’, que consiste em dedicar uma oração ao Coração de Jesus em algum momento do dia, seja em casa ou na igreja. “Essas são duas de muitas formas eu temos de manifestar nossa devoção ao Sagrado Coração de Jesus”, explicou.

imagem-5Neste sábado, 21, a imagem ficou exposta durante toda a manhã e início da tarde para a veneração dos fiéis que, em grupos por comunidades, se revezaram com orações, cânticos e meditações.Às 15h, a imagem seguiu para a comunidade rural de Pau de Cedro, que tem o Sagrado Coração de Jesus como padroeiro. Na capela da comunidade, houve celebração da Palavra com a participação de outras comunidades rurais da paróquia e a presença de membros do Apostolado da Oração que acompanharam a imagem desde Viçosa. Após as homenagens em Pau de Cedro, a imagem retorna para a igreja São João Batista.

A visita da imagem termina neste domingo, 22, com a missa das 9h30, na igreja São João Batista com participação especial das crianças e do Apostolado da Oração. Às 14h30, uma carreata, saindo da igreja São João Batista, conduzirá a imagem até a paróquia Nossa Senhora de Fátima.