Paroquial

Iniciadas as celebrações da Semana das Dores

No domingo dia 17 de março, tiveram início as celebrações da Semana das Dores de Nossa Senhora. A primeira dor, que é a profecia de Simeão, foi realizada na Igreja de São João Batista, durante a missa das 19h.


Publicado em: 18/03/2024 14:54:00

Iniciadas as celebrações da Semana das Dores

Quem presidiu a santa missa foi o pároco, Pe Geraldo Martins, que convidou a todos a refletir sobre o texto bíblico que apresenta a 1ª dor de Maria: “Simeão os abençoou e disse a Maria sua mãe: ‘Eis que este menino foi posto para a queda e para o reerguimento de muitos em Israel e, como sinal de contradição, a ti uma espada traspassará a tua alma para que se revelem os pensamentos íntimos de muitos corações’”(Lucas 2, 34-35).

Padre Geraldo explicou que no tempo de Jesus, os pais deveriam apresentar as crianças recém-nascidas ao templo. “Então Maria e José vão felizes apresentar o menino Jesus e Simeão lhes diz estas palavras tão enigmáticas: ‘Jesus vai ser motivo de queda para muita gente e de reerguimento para outros’”, disse. 

O pároco comparou a dor de Maria e José com os sofrimentos dos pais e das mães de hoje quando diagnósticos de doenças difíceis são apresentados com relação a seus filhos. “Penso também em tantos pais cujos filhos se embrenham pelo caminho das drogas e têm a sua vida ameaçada”, disse.

“Hoje compreendemos a dor pela qual Maria passou ao ver o sofrimento do seu filho sem poder fazer nada por ele, a não ser presença. Essa dor é também a das mães e dos pais quando veem o filho se desviando do caminho do bem”, pontuou.

Pe Geraldo destacou que a mãe Maria ensina a todos seus filhos que diante da dor não cabe desespero. “Maria tem a capacidade da serenidade diante da dor, porque confia em Deus. Ela se entrega a Ele. Por isso não se desespera. Ela sabe que Deus é quem irá prover todas as coisas”, sublinhou. 

“Nós deveríamos aprender com Maria a colocar nossas preocupações, dores, aflições e dúvidas em Deus, porque Ele sempre cuida de nós. Que tenhamos sempre confiança na presença de Deus, que nos guia e protege. Que cada um de nós coloque nEle sua esperança. Maria também nos ajudará a vencer as nossas dores”, concluiu. 

A missa e celebração da 1ª Dor podem ser assistidas na íntegra neste endereço. A missa da 2ª Dor de Nossa Senhora será celebrada hoje dia 18/03 às 19h na Comunidade Divino Espírito Santo, Laranjal.