Paroquial

Jovens celebram o Dia Nacional da Juventude

Celebrado em nível paroquial neste ano, o Dia Nacional da Juventude (DNJ) foi criado pela Pastoral da Juventude em 1985, como fruto do Ano Internacional da Juventude, proclamado naquele ano pela ONU


Publicado em: 30/10/2023 07:20:00

Jovens celebram o Dia Nacional da Juventude

O Dia Nacional da Juventude (DNJ), celebrado neste domingo, 29, foi comemorado pelos jovens da paróquia São João Batista com missa às 19h, presidida pelo pároco, padre Geraldo Martins, e confraternização após a celebração. Os jovens tiveram uma participação especial na liturgia e foram exortados pelo pároco a serem “protagonistas da civilização do amor”.

“O tema do DNJ, ligado à Campanha da Fraternidade, traz esse desafio de transformar o amor num gesto concreto que é acabar com a fome em nosso país”, disse padre Geraldo. “Queria pedir a vocês que levassem o pão da palavra e o pão da eucaristia, de maneira muito particular, aos seus amigos jovens para que eles compreendam que o que nos realiza é Jesus Cristo”, acrescentou.

“Para além disso, gostaria que se deixassem tocar sempre pelo senso da justiça. A fome é fruto da desigualdade social, da indiferença, da insensibilidade e do sistema político que faz crescer o abismo entre os que têm e os que não têm”, observou padre Geraldo. “Cobrem daqueles que têm a responsabilidade de elaborar e aplicar políticas públicas que realmente saciem a fome dos filhos e filhas de Deus”, acrescentou. “Que vocês coloquem a boca no trombone e gritem contra essas injustiças que fazem a tantos sofrerem nas periferias existenciais e geográficas das nossas comunidades”, acrescentou.

O pároco lembrou também que os jovens devem cobrar da Igreja o espaço que é deles. “Traduzam o amor de neste compromisso com a Igreja, ajudando-a a se renovar. Cobrem de nós o espaço que é de vocês para que vocês sejam a força da Igreja; uma juventude, não alienada, mas de pé no chão, capaz de se indignar com tudo aquilo que é antirreino. Uma juventude que saiba dizer sim à civilização do amor que tem como centro Jesus Cristo”, concluiu.

juventude-1O jovem Fabrício Júnior, um dos organizadores da comemoração do DNJ na paróquia, saudou os jovens. “Que alegria poder celebrar com vocês o DNJ. Nossos corações se enchem de alegria a ver vocês felizes e animados atuando na nossa comunidade paroquial”, disse. “Nosso desejo é ver uma juventude atuante, que não tem medo de arriscar e que coloca suas ideias a serviço”, acrescentou. “Ao falar com os jovens, falemos com o coração e não apenas com a cabeça. Se falarmos com o coração, comunicaremos o amor”, destacou.

Citando o papa Francisco, Júnior animou os jovens a não renunciarem à própria juventude e a não observar a vida da varanda. “Não confundam a felicidade com um sofá nem passem toda a vida de vocês diante de um visor. Não sejam carros estacionados, mas deixem brotar os sonhos e tomem decisões. Ainda que vos enganem, arrisquem. Não sobrevivam com a alma anestesiada, nem olhem o mundo como se fossem turistas. Façam barulho! Lancem fora os medos que os paralisam, para não se tornarem jovens mumificados. Vivam! Entreguem-se ao melhor da vida! Abram as portas da gaiola e saiam voando! Por favor, não se aposentem antes do tempo”.