Publicado em: 24/06/2024 21:38:00
A celebração desse nono dia, também chamada de Vigília da solenidade de São João Batista, contou com uma dinâmica realizada pela Comunidade de Santa Terezinha, que passou a Bíblia Sagrada de mão em mão até ser recebida por uma mulher que representava Nossa Senhora. A ideia principal foi reforçar que Maria, assim como João Batista, auxilia os homens no processo de evangelização e de apontar para Cristo, o Salvador.
Em sua homilia, padre José Henrique, que presidiu a celebração, enfatizou a “alegria de evangelizar quando nos colocamos a serviço do Reino de Deus, levando adiante a missão da Igreja. Tornamo-nos alegres. Uma alegria e felicidade que perduram”. Em seguida, destacou que essa alegria não significa ausência de dificuldades ao longo do caminho, mas que, quando passarmos por elas, estaremos com Deus no coração e seremos Missionários do Evangelho.
Padre José Henrique revelou sua admiração pelo trabalho realizado pela Paróquia de São João Batista, que está vivenciando “este tempo profundo e bonito marcado pelo despertar Missionário e pela conscientização em nossos corações da necessidade de sairmos para levar a Palavra de Deus”, disse.
Após o encerramento da missa, ocorreu o hasteamento do mastro de São João Batista. O hasteamento é um ato simbólico que consiste em elevar uma bandeira em um mastro como parte das festividades do padroeiro. O ato envolve enfeitar o mastro com fitas, flores ou outros elementos festivos e ocorre como forma de celebrar a fé e a alegria de vivenciar esse dia.
A famosa fogueira de São João também foi acesa. Ela é tradicional para a comemoração do nascimento de João Batista, sendo símbolo de purificação e renovação, além de representar a luz que ilumina o caminho dos fiéis. A banda que agitou os fiéis nas barraquinhas nessa noite foi a Envolvência do Forró.
Veja outras fotos aqui.