Paroquial

Missão sem proselitismo é tema do segundo encontro de formação missionária

No dia 25 de maio, cinquenta pessoas participaram do segundo encontro de formação das/os missionárias/os que atuarão durante a Semana Missionária na Paróquia São João Batista, em julho. O encontro foi realizado de 8 às 12h no Centro Paroquial de Pastoral Dom Luciano Mendes e assessorado pelo Pe. Antônio Claret Fernandes.


Publicado em: 27/05/2024 19:21:00

Missão sem proselitismo é tema do segundo encontro de formação missionária

Após oração que fez memória das atividades já desenvolvidas no Ano Missionário Paroquial, Pe Claret explicou que o objetivo do encontro é mostrar caminhos para a realização da missão. Fazendo uso de muitas metáforas para se referir ao trabalho missionário, disse que muitos missionários vão “com tanta sede ao pote” e agem de forma proselitista, tentando convencer as pessoas a mudarem de religião: “A pessoa proselitista acaba sendo violenta e preconceituosa, pois quer convencer o outro que a sua igreja é a melhor”, explicou.

Destacou que o Ano Missionário Paroquial objetiva “Semear vida, colher alegria e celebrar libertação”, como é o tema: “Para isso, precisamos diminuir nosso espírito proselitista para desenvolver o espírito da missão. O caráter permanente da Igreja é a missão: chamar e enviar. Saímos em missão para experimentar Deus junto das pessoas”, sublinhou.

“O proselitista e a comunidade visitada são como o óleo e a água: não se misturam. Mas a missão é a mistura. O missionário vai para conhecer a comunidade e observar se ali há tudo o que é necessário a uma vida digna. A missão é para celebrar, partilhar e promover os Grupos de Reflexão e a vida”, enfatizou. 

Padre Clarete refletiu sobre a importância da economia solidária, como deseja o Papa Francisco. Disse que o missionário deve estar atento aos aspectos sociais, econômicos, políticos e religiosos da comunidade, ou seja, deve observar os problemas sociais e econômicos, bem como as manifestações religiosas e culturais que ali acontecem. Também os aspectos ambientais e as forças políticas (sindicatos, organização de bairro, etc.) que atuam naquele espaço.  

Foram realizados trabalhos em grupos refletindo sobre os objetivos da missão. Posteriormente, o pároco, Pe Geraldo Martins, apresentou a programação da Semana  Missionária, elaborada pelo GAM (Grupo de Animação Missionária), a partir das atividades sugeridas pelos missionários no encontro de formação anterior. Disse que a programação deverá ser adaptada de acordo com a realidade de cada comunidade.

O encontro foi encerrado com um almoço, muito elogiado pelos participantes, preparado carinhosamente por agentes da Pastoral Familiar.

Veja aqui outras fotos.