Paroquial

Missionários/as partilham ricas experiências vividas em missão

Desde 2023, a Paróquia São João Batista preparava e aguardava com ansiedade a Semana Missionária que teve início no último domingo dia 28 de julho. Das 16 comunidades, ouvem-se relatos da grandiosidade desse evento que tem aquecido as atividades pastorais em todas elas.


Publicado em: 03/08/2024 13:58:00

Missionários/as partilham ricas experiências vividas em missão

A Comunidade São Judas, localizada na Barrinha, tem mantido o ardor missionário semeado no ano passado pelos missionários franciscanos de Nossa Senhora dos Anjos, coordenados pelo Frei Gilberto. Nas recordações da vida, momento do Ofício Divino, na oração da manhã, a alegria de ser missionário/a e a disposição para as visitas durante todo o dia têm sido relatadas com frequência.

Segundo Jaqueline Ferreira, todos/as missionários/as em algum momento partilham a paz que sentiram ao encontrarem os irmãos e as irmãs. Revelam ter notado como a pessoa visitada teve seu semblante transformado durante a visita. “Os/as missionários/as contam dos agradecimentos recebidos pelas visitas e como o Espírito Santo tem agido em cada momento. Eles/elas se sentem responsabilizados quando alguém se sente só ou necessitado de ajuda material ou espiritual. Também se sentem afrontados com a falta de dignidade e apoio com que muitas mães e pessoas idosas vivem”, disse.

Jaqueline informou que a missão tem sido muito frutuosa. Em sua comunidade estão atuando um missionário de 16 anos vindo do município de Oratórios, chamado Lucas, duas missionárias da comunidade de São Sebastião, Maria do Carmo Pereira Vieira e Dona Terezinha e mais sete missionários/as da própria comunidade, que acompanharam Frei Gilberto e Pe. Eduardo na missão do ano passado. “Toda noite a comunidade se reúne, reza o Ofício Divino, celebra a Palavra, reza o terço missionário ou participa da missa”, disse Jaqueline.

Flávio Soares, da Pastoral Familiar da Paróquia São João Batista, também informou sobre a missa que foi celebrada na última sexta-feira na praça do bairro Júlia Molla. Organizada pela comunidade São João Batista, a missa foi presidida pelo padre Antônio Claret Fernandes, que acolheu com especial atenção os/as missionários/as da comunidade e os que vieram da cidade de Barbacena. Pe Claret discorreu sobre a importância das missões, como presença viva  e atuante da Igreja na vida das comunidades.

Sobre as atividades pastorais mais marcantes que foram desenvolvidas na comunidade Divino Espírito, localizada no Laranjal, Lilian Martins descreveu a Roda de Conversa realizada na 2ª feira, dia 29, para a qual foram convidados catequistas, pais e catequizandos, para dialogar sobre a importância da catequese na vida de crianças, jovens e adultos. “Foram momentos de muitas partilhas e relatos emocionantes sobre a vivência catequética em família”. disse. 

“Na 5ª feira foi rezado o Terço dos Homens, acolhendo também as mulheres. Esse terço é um exemplo de fé e devoção que resgata homens de todas as idades para a Igreja. O convite para recitar as dezenas foi feito às mulheres viúvas ou que perderam familiares como vítimas da violência”, explicou Lilian.

Além das missas e visitas missionárias, uma das atividades marcantes para a Comunidade N. Sra. Aparecida foi a oração do Terço Missionário. “Foi um momento cheio de espiritualidade e alegria que a comunidade vivenciou ao rezar a Nossa Senhora Aparecida”, destacou a vice-coordenadora Sandra Viana de Souza. 

Entre todos os momentos de alegria vividos por Ana Lúcia da Silva, da Comunidade São João Batista, ela destacou um em especial: “Chegamos em uma casa e a vela já estava acesa e o ambiente preparado”, ou seja, o coração já estava aquecido aguardando a visita.

Nosso pároco, Pe Geraldo Martins, também tem estado com o coração aquecido, andando para cima e para baixo, com o seu bornal cruzado no peito. Distribuindo sorrisos, esperança e bênçãos, tem celebrado e atuado como missionário em diferentes comunidades. Que Deus o abençoe! Quantas bênçãos tem Deus derramando em nossas vidas por meio dele!

Na última 4ª feira ele mandou um recadinho especial a todos os coordenadores de pastorais e comunidades: “Prezadas/os coordenadoras/es, nossa Semana Missionária avança rápido. Quanta coisa boa e bonita tem acontecido. Deus não nos tem faltado com sua graça e sua luz. Muito obrigado a todos e todas pelo empenho nesse tempo de bênçãos. Não se esqueçam de animar a vinda das comunidades para nossa missa de encerramento da Semana Missionária no domingo. Será uma grande festa de nossa família paroquial. Até lá!”.

 

 

 

CONFIRA  AQUI NOSSAS FOTOS.