Paroquial

Missionários e missionárias são abençoados e enviados em missão

Abençoados e enviados em missão no domingo (28/07), durante a 12ª Festa da Trabalhadora e do Trabalhador Rural realizada na Piúna (Comunidade São Geraldo), ontem (29), os/as missionários/as tiveram um encontro de formação com Pe Geraldo Martins e, em seguida, se dirigiram às comunidades para iniciar a Semana Missionária.


Publicado em: 30/07/2024 14:58:00

Missionários e missionárias são abençoados e enviados em missão

Desde o início de 2023, a Paróquia São João Batista tem trabalhado intensamente no planejamento de seu primeiro Ano Missionário Paroquial (AMP), que culminará com o 20º aniversário de instalação da paróquia em fevereiro de 2025. 

Conduzido pelo pároco, Pe. Geraldo Martins, o último encontro foi realizado ontem, dia 29, no Centro de Pastoral Dom Luciano Mendes de 8 às 12h.  Após o almoço, os missionários e as missionarias foram encaminhados às comunidades onde atuarão por uma semana. Alguns serão hospedados nas comunidades e outros atuarão de forma menos intensa, em horários específicos, indo e voltando para suas casas, coforme as possibilidades de cada um.

No encontro de ontem, Pe Geraldo apresentou uma cartilha que foi preparada para auxiliar na missão e explicou a dinâmica das visitas missionárias, destacando que ninguém vai à casa das pessoas para levar Deus, pois Ele já está lá. Cada um vai para testemunhar Seu amor, falar de Sua palavra e partilhar a alegria de segui-lo. Nesse processo, deve ser dada atenção especial aos doentes, idosos, excluídos socialmente e afastados da Igreja. 

Padre Geraldo disse que Jesus sempre valorizou os pobres e os pequeninos. Ao serem evangelizados, esses se tornaram discípulos e construíram a Igreja que hoje temos. Por isso, a Igreja/comunidade nasce da missão e para a missão, ou seja, ela existe para evangelizar, ensinar e ser canal do dom e da Graça de Deus.

Missão sem proselitismo

Pe Geraldo disse que o missionário e a missionária devem estar sempre atentos aos próprios comportamentos para não julgar ou excluir ninguém, pois não se faz missão para condenar o outro. Pontuou que o/a missionário/a deve ser uma pessoa sorridente e animada, que leva a mensagem de Jesus a todos com alegria. “Não vamos às casas das pessoas para chamá-las para a Igreja, vamos para anunciar Jesus Cristo, para reanimar e fortalecer a fé das pessoas”, disse.  

E apresentou três objetivos da missão, segundo o Papa Francisco: fortalecer a fé dos que já celebram e atuam efetivamente, ir em busca dos afastados e falar de Jesus para aqueles que não o conhecem ou o abandonaram. “Atuem com tranquilidade, pois quem converte é Jesus, não o missionário”, destacou. 

O pároco também acrescentou que a missão objetiva formar Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e explicou que uma comunidade de base é uma comunidade normal que tem catequese, grupos de reflexão, celebração semanal da Palavra e compromisso social de transformação da sociedade.

Em seguida partilhou três imagens que devem inspirar o/a missionário/a: pastor, pescador e semeador.  “Para aqueles que já estão na Igreja vocês serão pastores para cuidar e alimentar. Para aqueles que se afastaram, vocês serão pescador, pois irão pescá-los de novo. E para aqueles que nunca ouviram falar Jesu,s vocês serão semeadores, ou seja, semearão a Palavra de Deus”, disse.

À tarde, todas as comunidades ficaram responsáveis por vir buscar os/as missionários/as, uma vez que muitos deles são de outras paróquias ou cidades. À noite, foram desenvolvidas diferentes atividades nas comunidades. Houve missas, celebração da Palavra, oração do terço e reuniões de planejamento. Na Comunidade de São Geraldo, já foram feitas visitas a pessoas idosas e enfermas. A Comunidade São João Batista encerrou as atividades do dia com a oração do terço na rua. 

O envio missionário foi realizado na 12ª Festa da Trabalhadora e do Trabalhador Rural realizado na Comunidade São Geraldo, no último domingo dia 28/07.

 

 

 

   

Veja AQUI outras fotos.