Publicado em: 04/08/2024 18:10:00
Desde 2023, a Paróquia São João Batista têm intensificado a formação de seus agentes de pastoral, de forma a conscientizá-los que todas as pessoas batizadas devem assumir o compromisso de serem discípulas missionárias de Cristo, onde quer que estejam. Dessa forma, têm sido reforçados o discurso e a prática de que a Igreja só existe por causa da missão. Sendo assim, o pilar central de toda atividade pastoral é a missão: fazer Jesus Cristo conhecido e amado por todos.
Com esse objetivo em vista, 2024 foi preparado pela Paróquia São João Batista para ser o Ano Missionário Paroquial, quando todas as 16 comunidades deveriam estar envolvidas e ativas na ação evangelizadora, contando com a dedicação de missionários da própria comunidade e fora dela, de Viçosa e região.
Iniciada com a festa da Trabalhadora e do Trabalhador Rural, dia 28 de julho, quando os/as missionários/as foram abençoados e enviados pelo pároco, padre Geraldo Martins, em nome da Igreja, a semana foi vivida com diferentes atividades como missas, terço, adoração, confissões, bênçãos às casas e aos doentes e, claro, muitas visitas e orações.
No último sábado, 03/08, a semana foi encerrada nas comunidades com missa ou Celebração da Palavra. Na Comunidade Santa Bárbara, após a leitura do Evangelho, os participantes avaliaram a semana e partilharam as inúmeras alegrias vividas.
Lúcia Lehner descreveu toda sua emoção e ansiedade ao longo de vários dias à espera dos missionários. Quando finalmente chegaram na 2ª feira, ela mal podia se conter de alegria ao hospedar a família de Paula Cândido, Ana Clara, Ana Cláudia e Pedro Adriano, com quem pode partilhar inesquecíveis momentos.
Também ali, a missionária Maria disse que seu netinho Henrique a acompanhou durante a missão e lhe perguntou: “Vovó, eu também posso ser missionário?”. Refletindo sobre a Obra Pontifícia, Infância e Adolescência Missionária, a comunidade destacou a importância de envolver também as crianças na missão.
Missionárias e missionários atuantes em todas as comunidades destacaram os laços de amizade construídos e a emoção ao deixar a comunidade, como disse Conceição Arruda: “Fiquei na Comunidade São Geraldo (Piúna) de 2ª feira a sábado e foi maravilhoso. Chorei muito no encerramento. Quanta coisa bonita vivenciamos juntos! Foi muito bom! Bom mesmo!”, disse.
De forma similar, Maria das Graças Santana (a do meio na foto), de Congonhas, que atuou como missionária no Paiol (Comunidade Santo Expedito), ficou agradecida pela oportunidade de testemunhar Jesus junto a tantas pessoas queridas: “Foi a minha primeira vez em Viçosa. Amei! Gostei muito! Obrigada pela acolhida. Agradeço muito por essa oportunidade”, disse.
Cida Alves, que foi acolhida durante toda a semana na comunidade Nossa Senhora das Graças (Córrego de São João) informou que lá a semana missionária foi vivida com muita alegria, acolhimento e simplicidade. Houve muitas brincadeiras, orações e partilha.
“Tivemos Celebração da Palavra, missa, adoração ao Santíssimo, diferentes dinâmicas e partilha. Foi uma semana de muita alegria, acolhimento, fé, cura e libertação pelo sacramento da Confissão. Eles partilharam suas histórias, enfermidades, vitórias e conquistas”, disse.
Francisco Hilário atuou com Ana Lucia na Comunidade São José e destacou que vivenciaram experiências muito significativas, pois foram recebidos com carinho por todos, inclusive pelas famílias evangélicas: “Que experiência boa! Valeu a pena!”, exclamou.
Nosso jovem Fabricio Pimentel Junior, morador na comunidade São Judas (Barrinha), também saiu de sua zona de conforto para viver a missão na Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Amoras): “Às vezes é um grande desafio, mas essa experiência tem aquecido o meu coração e me mostrado que sair do meu conforto e anunciar o amor de Jesus não somente vale a pena, mas vale a vida”, pontuou.
Rose Fontes, de Santa Terezinha, informou que na 5ª feira foi realizada uma hora santa em adoração ao Santíssimo Sacramento: “momento de agradecer, pedir e louvar”, disse ela. Também falou que a serenata missionária, na 6ª feira, foi um momento especial, quando os cantores caminharam por ruas da comunidade, parando nas portas de pessoas debilitadas. O encerramento da semana foi feito com uma confraternização para celebrar os 92 anos de Dona Liquinha, que é sempre atuante nas missas e atividades da comunidade e da paróquia.
Comunidade Nossa Senhora das Graças
Comunidade Nossa Senhora do Carmo
Comunidade São Pedro Comunidade São Geraldo
Comunidade São João Batista
Clique AQUI para ver outras fotos.