Paroquial

"O amor de Deus não é exclusivo do cristianismo", diz Padre Tiago

Padre Tiago da Silva Gomes, que atualmente é pároco na Paróquia N. Sra. da Saúde, em Dom Silvério, presidiu o 7º dia da novena de São João Batista, que teve por tema de reflexão “Evangelização e diálogo social: contribuições para a paz”. Também falou da importância de ajuntar tesouros que realmente têm valor.


Publicado em: 22/06/2024 18:26:00

"O amor de Deus não é exclusivo do cristianismo", diz Padre Tiago

A liturgia do dia 21 de junho foi preparada pela juventude da Paróquia São João Batista, fazendo memória de São Luís Gonzaga, padroeiro dos jovens e dos seminaristas. Pe Tiago falou sobre a vida do santo que, desde criança, sentia-se chamado por Deus para se consagrar no ministério ordenado. 

Rezando pelos seminaristas de nossa arquidiocese e pela juventude, falou da alegria de volta à Paróquia São João Batista, onde sua vocação sacerdotal foi confirmada durante o estágio pastoral. “Nessa comunidade que se junta para trabalhar e celebrar sua fé com entusiasmo, fervor e piedade, aprendi muito”, disse.  

Pontuou que São Luís Gonzaga desejava ser padre, embora fosse uma família nobre, que tinha diferentes planos para ele, levando adiante o estado de nobreza da família. Mesmo estando no seminário, contra vontade da família, se dedicava para o serviço da caridade com os doentes. Acometido da mesma doença daqueles de quem cuidava, faleceu aos 22 anos de idade, antes que pudesse realizar o sonho de se ordenar sacerdote.

Sobre o tema “Evangelização e diálogo social: contribuições para a paz”, destacou a importância do diálogo na Igreja, para que todos aprendam a respeitar os que possuem convicções diferentes, inclusive em termos de confissão religiosa: “O amor de Deus não é exclusivo do cristianismo. Como cristãos, todos nós podemos dialogar para promover a caridade e o amor”, pontuou.

Destacou que a oração que agrada a Deus é aquela feita sem mágoas ou ressentimentos, porque “um coração que guarda rancor ou ódio contra o seu irmão é um coração que tem dificuldade de falar com o Pai, porque não se entende bem com o irmão”, sublinhou.

Sobre o Evangelho do dia, Pe. Tiago reforçou a imagem usada por Jesus que diz para as pessoas ajuntarem tesouros no céu. “O mundo pode mostrar que ser feliz, bem sucedido e realizado é ter um diploma, uma conta bancária substancial, fama, sucesso e status.  Mas a riqueza que Jesus vem mostrar é  a de juntar tesouros junto de Deus. O acúmulo de riquezas neste mundo podem controlar o nosso coração e cegar a nossa visão para as coisas que realmente são essenciais, que levam à salvação”, defendeu.

“O tesouro que realmente vale a pena juntar é amor, perdão, fé, amizade, solidariedade, misericórdia e estar com a família, ou seja, tudo aquilo que Jesus nos ensinou como caminho de bem-aventurança, de felicidade. Peçamos a graça de reconhecer o que é valioso, no que realmente vale a pena apostar o nosso coração, colocar a nossa vida no tesouro maior que é o Reino de Deus”, concluiu.

Após a missa, os fiéis se reuniram nas barraquinhas onde comidas típicas de festa junina puderam ser apreciadas. A banda Anima Show Mix contagiou os presentes com alegria.

   

Veja nossas fotos aqui.