Publicado em: 17/06/2022 18:25:00
Fazendo referência à Quinta-feira Santa, que celebra o mistério da Eucaristia, Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo, a solenidade de Corpus Christi foi celebrada com missa às 8 e 19h na Igreja de São João Batista. A missa da manhã foi celebrada pelo pároco Padre Geraldo Martins e a da noite foi presidida pelo Padre Luiz Carlos dos Santos, pároco da Paróquia de São José, em Oratórios-MG e concelebrada pelo pároco e pelo Padre Zaqueu, diretor espiritual da Família Camiliana, que reside em Belo Horizonte MG.
O segundo dia da novena teve como tema “A Igreja do pão: Eucaristia e compromisso social” e, no decorrer de sua da fala, padre Luizinho, como é carinhosamente conhecido pela comunidade, ressaltou a importância da evangelização que implica em uma participação efetiva da Igreja em tudo aquilo que diz respeito à pessoa humana, evidentemente, respeitando a autonomia e o papel de cada ator social. “A nossa missão atual é ajudar a humanidade a se reerguer diante da gravidade causada pela COVID19”, disse.
Ao termino da celebração, os agentes da Pastoral do Dízimo e da Acolhida foram convidados a se aproximar do altar para receber uma bênção especial, como é de costume nas festividades do padroeiro.
Cem anos da Fraternidade São Camilo de Lelis
Neste ano, a Igreja celebra o marco dos 100 anos de atuação dos Camilianos no Brasil que, inspirados pela missão iniciada por São Camilo, trabalham não somente no âmbito da saúde, mas também na esfera educacional e social.
Na cidade de Viçosa, a entidade filantrópica sem fins lucrativos atua desde 2006, contando com a dedicação de voluntários que promovem assistência social e espiritual à família e aos acompanhantes de pacientes internados pelo SUS no Hospital São João Batista e no Hospital São Sebastião (HSS). A fraternidade viçosense também mantém uma Casa de Acolhimento para hospedar os acompanhantes desses pacientes.
Comida Típica
Logo após a missa, a paróquia proporcionou barraquinhas com caldos, canjica doce, salgados e doces. O prato típico do dia foi arroz com costelinha. Tudo acompanhado por um animado forro.
Veja aqui as fotos do segundo dia da novena e de Corpus Christi.