Publicado em: 11/06/2021 15:56:00
As crianças que receberão a primeira eucaristia no próximo mês de junho tiveram sua primeira reunião com o pároco, padre Geraldo Martins, na quarta-feira, 9, juntamente com seus pais e catequistas. Realizada de forma remota, a reunião foi organizada pela coordenação da catequese e contou com a participação apenas das crianças das comunidades urbanas.
O pároco lembrou o significado de sacramento e destacou sua importância na vida dos cristãos. “Sacramento é um sinal que nos comunica a graça e o amor de Deus. É um sinal que a gente vê mas que nos fala de algo que a gente não vê”, disse padre Geraldo. “Os três primeiros sacramentos, batismo, crisma e eucaristia, são chamados de sacramentos da iniciação cristã porque nos tornam participantes da vida de Cristo”, acrescentou.
Os sacramentos da confissão e da eucaristia tiveram destaque na palestra do pároco. “Para uma boa confissão é preciso seguir quatro passos: reconhecer o pecado, confessar o pecado, arrepender-se do pecado e reparar o pecado”, explicou o sacerdote. “Neste sacramento, experimentamos o amor e a misericórdia de Deus”.
Padre Geraldo esclareceu para as crianças o sentido da eucaristia na vida do cristão. “A missa, que nós chamamos também de Eucaristia, é a celebração do mistério pascal de Cristo, isto é, sua paixão, morte e ressurreição. Quando comungamos o corpo e sangue de Cristo, assumimos o compromisso de viver segundo os ensinamentos de Jesus”, sublinhou.
A catequista da comunidade de Santa Terezinha, no bairro Vale do Sol, Madalena Jacovine, coordenou a reunião que contou com mais de 80 pessoas, incluindo familiares das crianças. “Foi um momento muito rico para a formação espiritual das crianças e a presença do padre Geraldo deixou-as mais tranquilas. Foi abordado na reunião o tema sacramento”, avaliou. “Para nós catequistas, esse momento foi gratificante por sabermos que as nossas crianças estão sendo acompanhadas pelas suas famílias”, completou.
O pároco deixou duas tarefas para as crianças que tiveram uma intensa e animada participação na reunião. Ele pediu que as crianças encontrassem na bíblia alguma passagem referente ao perdão e partilhassem a referida passagem com suas catequistas. Em seguida, orientou que todas as crianças lessem e meditassem o capítulo 6 do evangelho de São João. Recomendou que os pais participassem das duas tarefas com seus filhos e filhas.
Fonte: Secretaria paroquial
Leia outras notícias