Paroquial

Paróquia acolhe seminaristas para estágio pastoral

Nos dias 8 e 9 de fevereiro, a Paróquia de São João Batista, localizada em Viçosa MG, acolheu os seminaristas Tiago Rafael e Rômulo Ribeiro, que participarão das atividades paroquiais como parte do estágio pastoral.


Publicado em: 09/02/2025 21:37:00

Paróquia acolhe seminaristas para estágio pastoral

Rômulo Ribeiro (à esquerda da foto) e Tiago Rafael (à direita), seminaristas da Arquidiocese de Mariana, foram acolhidos na Paróquia de São João Batista no sábado dia 8 e já participaram das missas dominicais celebradas nas Comunidades Divino Espírito Santo, São Francisco de Assis, São João Batista e também da formação dos Ministros da Palavra.

No domingo dia 9, os seminaristas foram apresentados aos celebrantes da missa das 9h30 na Igreja de São João Batista, pelo pároco padre Geraldo Martins que informou estar feliz com a presença e trabalho dos dois jovens na paróquia nos fins de semana, onde poderão contribuir com as celebrações e formação de agentes das diversas pastorais. 

Natural de Senhora de Oliveira Tiago falou que recebeu como graça a informação que em 2025 desenvolveria seu estágio pastoral na paróquia de São João Batista, em Viçosa.  “Sabemos que esta Paróquia já contribuiu muito para a Arquidiocese, pois foram muitos os padres que passaram por aqui no estágio pastoral. Creio que vocês trazem esses padres em seus corações e estamos felizes por fazer esse caminho com vocês, aprendendo com vocês. Peço que rezem por nós”, disse.

Rômulo Ribeiro, natural de Casa Grande também partilhou sua alegria ao ser acolhido em Viçosa e disse que vem com o coração aberto para desenvolver o estágio pastoral “sabendo que a gente aprende muito mais do que ensina”, pontuou.

“Coloco-me à disposição de vocês, de coração aberto, para juntos fazermos uma boa caminhada. Estamos aqui para caminhar junto de vocês. Que possamos fazer sempre a vontade de Deus”, disse Rômulo.

O estágio pastoral nas paróquias faz parte do processo formativo dos seminaristas no processo de se tornarem presbíteros, como uma forma de se integrarem na vida do povo. 

Como oportunidade de formação prática, o estágio constitui numa atividade missionária, espiritual e comunitária. O seminarista entra em contato com a realidade da paróquia, conhece de perto o trabalho do padre e auxilia na atuação das inúmeras pastorais.

Nesse contexto os seminaristas compreendem os desafios enfrentados pelos padres, no confronto direto com cada realidade. Assim, o estágio pastoral é uma oportunidade ímpar de conhecer as mais diversas realidades das comunidades e diferentes formas de lidar com elas.

   

                                                                                     Comunidade Divino Espírito Santo

                                                                                                Formação dos Ministros da Palavra

   

                                                                                                          Igreja São João Batista