Publicado em: 19/06/2024 17:43:00
Seguindo o tema “Repercussões comunitárias e sociais da evangelização” (EG 177 a 185), a missa foi concelebrada pelo pároco, Pe Geraldo Martins, e pelo Pe João Batista Barbosa, com presidência do padre Reginaldo Coelho da Costa, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Viçosa, que veio acompanhado de muitos de seus paroquianos. A liturgia foi animada pela comunidade N. Sra Aparecida e as barraquinhas organizadas pela Comunidade São Sebastião.
Padre Reginaldo destacou sua grande alegria por celebrar pela primeira vez na Igreja de São João Batista e falou da novena como uma grande experiência de encontro com Cristo e os irmãos. Disse que toda novena deve animar e fortalecer a comunidade na fé e na intimidade com Deus.
Pontuou que a missão de evangelizar é desafiante, pois exige que se coloque em prática a vivência do amor fraterno, que ultrapassa toda busca de interesses pessoais, para fazer a vontade de Deus. Sobre o Evangelho, pontuou que o cristão deve sempre se esforçar para amar até os inimigos, rezando por eles e lhes desejando o bem. “É no amor divino, fonte primeira de todo amor, que precisamos aprender a ver a todos como imagem e semelhança de Deus”, destacou.
“Será que eu enxergo as pessoas como imagem semelhança de Deus? Se mudássemos nosso olhar, nos libertaríamos de todo rancor, ressentimentos, mágoa e espírito de vingança”, observou. O sacerdote motivou a assembleia a se inspirar nos exemplos dados por João Batista no que se refere ao testemunho de vida, à concretude do amor a Deus e ao próximo, vivendo no serviço da caridade fraterna. Falou da importância de o cristão ser sensível à dor do outro, tomando iniciativas para ajudar e levar esperança a quem a perdeu.
“Quais pessoas preciso amar mais? A quem preciso levar mais o amor de Cristo? Dentro da minha casa? Na comunidade? Onde preciso ser sinal mais forte do amor concreto de Deus?”, indagou. “Que a Palavra caia no nosso coração e produza muitos frutos na nossa vida de fé e em comunidade. Que a Palavra de Deus seja sempre uma fonte iluminadora para nos ajudar a exercer a missão de sermos sal da terra e luz do mundo”, concluiu.
Após as homenagens ao padroeiro, os fiéis foram recebidos com a costumeira alegria dos paroquianos de São João nas barraquinhas para saborear comidas diversas ao som das músicas tocadas por Tainan e Viola e também por Teixeirinha e banda.
Veja aqui outras fotos.