Publicado em: 31/08/2021 19:15:00
A paróquia São João Batista começou, no sábado, 28, a preparação dos leigos e leigas que receberão o Ministério da Palavra, na função de leitores, a fim de proclamar a Palavra de Deus nas celebrações das comunidades. Escolhidos pelos Conselhos Comunitários de Pastoral de suas respectivas comunidades, os candidatos e candidatas receberam uma carta do pároco, padre Geraldo Martins, convidando-os para o exercício desse ministério por um período de três anos.
Assessorado pelo pároco, o encontro reuniu 90 canditados/as, na igreja São João Batista. Padre Geraldo explicou aos futuros leitores/as o significado e os vários tipos de ministérios existentes na Igreja. “Ministério é o carisma que assume a forma de serviço à comunidade e à sua missão no mundo e na Igreja e que, por esta, é como tal acolhido e reconhecido”, disse, citando o documento 62 da CNBB – “Missão e Ministérios dos Cristãos Leigos e Leigas”.
Padre Geraldo esclareceu que, segundo o documento da CNBB, há quatro tipos de ministérios: os reconhecidos, os confiados, os instituídos e os ordenados. “Vocês receberão o segundo tipo, ou seja, o ministério confiado. Daí a importância de serem bem preparados a fim de exercê-lo com a dignidade que ele exige”, disse.
Segundo o pároco, ao incentivar esse ministério, a Arquidiocese de Mariana deseja ampliar o corpo ministerial nas comunidades e tornar o leigo mais participante da vida eclesial e não simplesmente um coadjuvante. “Por meio dos ministérios leigos, queremos construir uma Igreja viva, participativa, que seja comunidade de fé, centrada na Eucaristia e na Palavra de Deus”, acrescentou padre Geraldo.
Com ausência de apenas uma comunidade, o encontro marcou o início do processo de formação dos leitores e leitoras que deverão assumir sua função em novembro. Novos encontros foram agendados para setembro, outubro e novembro quando serão estudados conteúdos sobre a Palavra de Deus na liturgia, a função de leitores e técnicas para se proclamar a Palavra nas liturgias.
Fonte: PASCOM
Leia outras notícias