Paroquial

Paróquia São João Batista acolhe novos coroinhas

Um quarto grupo de coroinhas foi acolhido pela paróquia São João Batista no domingo, 08 de dezembro. 13 novos membros de seis comunidades foram apresentados durante o rito de acolhida na missa das 9h30 na igreja São João Batista, em Viçosa.


Publicado em: 11/12/2024 09:13:00

Paróquia São João Batista acolhe novos coroinhas

O grupo de coroinhas da paróquia São João Batista ganhou neste domingo, 08 de dezembro, 13 novos membros das comunidades Sagrado Coração de Jesus, São Pedro, São José, Nossa Senhora do Carmo, São Judas Tadeu e São Sebastião. O coroinha tem a tarefa de auxiliar o padre, bispo, diácono ou ministro da palavra durante a celebração litúrgica.

A coordenadora dos coroinhas, Márcia de Paula Rodrigues, apresentou as crianças e adolescentes para o rito de acolhida, que foi presidido pelo pároco, padre Geraldo Martins, na missa das 9h30. O rito foi acompanhado pelos pais das crianças e adolescentes, que se unem ao grupo para servir ao altar durante as celebrações.

Desde tempos longínquos, os coroinhas desenvolvem importante papel na Igreja, sobretudo no que diz respeito ao auxílio nas celebrações litúrgicas. O serviço por eles prestado contribui para melhorar a dignidade do mistério celebrado e para incentivar as vocações nas suas mais variadas formas.

O Papa Francisco, nesse sentido, aconselha aos servidores do altar: “[...] tanto mais vocês se lembrarem de conversar com Jesus na oração diária e se alimentarem da Palavra e do Corpo do Senhor, mais capazes serão de ir até ao próximo, levando como dom aquilo que receberam, dando com entusiasmo a alegria que lhes foi dada”.

Padre Geraldo destacou a importância do serviço dos coroinhas na liturgia, dizendo que eles enriquecem a liturgia e promovem o crescimento espiritual das crianças e adolescentes. Diante da comunidade, os novos coroinhas assumiram o ofício, afirmando estarem desejosos de servir à Igreja nos serviços do altar.

O pároco abençoou as vestes com as quais os coroinhas foram revestidos com a ajuda de seus pais. Esses também se comprometeram a acompanhá-los e orientá-los no ofício assumido.

O primeiro grupo de coroinhas foi acolhido em junho de 2021 e, desde então, a cada ano, novos integrantes se unem à equipe. No momento são cerca de 40 crianças e adolescentes atuando em toda a paróquia.

                                                                                                     Clique AQUI para ver outras fotos.