Publicado em: 09/02/2023 07:44:00
Todas as comunidades da paróquia São João Batista celebraram, no último final de semana, 4 e 5 de fevereiro, o rito de acolhida dos catequizandos e envio dos catequista, marcando o retorno dos encontros de catequese.
Segundo a coordenadora paroquial de catequese, Jaqueline Ferreira, a celebração foi uma experiência que demonstrou o avanço rumo ao processo de inspiração catecumenal. “A educação na fé, quando de inspiração catecumenal, deve celebrar os ritos litúrgicos que compõem o processo”, explicou a coordenadora.
Diferente dos anos anteriores, o rito desta vez ocorreu em um mesmo fim de semana em todas as comunidades. Em algumas, o rito se deu durante a celebração da missa e, em outras, na Celebração da Palavra presidida por ministros e ministras leigos. Segundo a coordenadora, a celebração de todas as comunidades no mesmo final de semana, expressa “comunhão e compromisso de todos catequistas, bem como do envolvimento de toda a comunidade com a catequese”.
A coordenadora da comunidade Santa Terezinha, Graça Nunes, que também catequista, destacou a importância da celebração. “Senti um grande valor na mensagem do envio e um maior ardor no meu compromisso de catequizar. A celebração despertou nas famílias a responsabilidade dos pais na evangelização de seus filhos”, disse.
Nas comunidades onde houve missa, o rito foi presidio pelo pároco, padre Geraldo Martins, e pelo padre João Batista Barbosa em visita à paróquia.