Publicado em: 20/02/2021 22:54:00
O distanciamento social e outras restrições impostas pela pandemia do novo Coronavírus não impediram que os paroquianos de São João Batista se reunissem, com todas as precauções, para celebrar o 16º aniversário de criação e instalação de sua paróquia. A celebração foi realizada na sexta-feira, 19 de fevereiro, às 19h3, na igreja matriz, no bairro Nova Era, em Viçosa (MG)
“Esse é um dia de muita alegria para todos nós. É um dia de fazermos memória dos 16 anos de nossa paróquia. Queremos fazer memória de todos que ajudaram a organizar e a construir esta paróquia com suas comunidades e estruturas físicas”, disse o pároco, padre Geraldo Martins Dias, na abertura da celebração.
O pároco lembrou o Servo de Deus, Dom Luciano Mendes de Almeida, que instituiu a paróquia em 2005. Rezou pela paróquia Santa Rita e pelos párocos e padres que fazem parte da história da paróquia aniversariante. “Nesta missa de ação de ação de graças, queremos pedir também por aqueles que nos deixaram ao longo destes 16 anos, suplicando que Deus, em sua misericórdia, os acolha em seu reino”, destacou. “Que Deus continue abençoando nossa paróquia para vivermos com fidelidade os ensinamentos de seu filho Jesus e que São João Batista continue a inspirar nossos esforços em nossos propósitos de evangelizar”, concluiu.
Em mensagem dirigida à assembleia, a vice-coordenadora da comunidade São João Batista, Márcia de Paula Rodrigues, lembrou que a paróquia já enfrentou muitos desafios e que sua história é de aprendizagem. “Aprendemos que devemos ficar atentos àqueles que, machucados, decepcionados ou desanimados, se afastam lentamente. Aprendemos que não é possível falar do Reino, sem lutar pela fraternidade e justiça social. De São João Batista, aprendemos a coragem para lutar pelos pequenos e para nos envolver em projetos maiores, que extrapolam os limites de nossas próprias famílias”, ressaltou a vice-coordenadora.
Durante a homilia o pároco destacou a frase com a qual a paróquia se descreve: “lugar de gente feliz” e reforçou a importância de servir a Deus com alegria, “uma vez que não se pode falar de um Deus-amor sem um sorriso no rosto”. Ao final da celebração, foram mostradas fotos representativas dos 16 anos de história paroquial e apresentado o site da paróquia, lançado neste dia para marcar a data.
“O ponto alto das comemorações foi quando pudemos cantar animadamente o hino de São João Batista em nossa matriz, o que é uma forte marca de nossa identidade e momento especial das festas de São João. Como na festa de nosso padroeiro, participamos de casa por causa da pandemia, estar aqui este ano, cantando nosso hino foi muito emocionante”, destacou a coordenadora da Pastoral da Comunicação, Cida Zolnier.