Paroquial

Paróquia São João Batista comemora o dia de São José 

A solenidade foi marcada com a entronização e bênção da imagem de São José que deverá ficar exposta na igreja durante todo o ano para a veneração dos fiéis.


Publicado em: 20/03/2021 10:23:00

Paróquia São João Batista comemora o dia de São José 

Atendendo ao convite do Papa Francisco para a celebração, durante todo o ano de 2021, dos 150 da declaração do esposo de Maria como o padroeiro da Igreja Católica, através da carta apostólica “Patris Corde” (Coração de Pai), a Paróquia São João Batista comemorou nesta sexta-feira 19, o dia de São José, com a igreja novamente fechada aos fiéis por causa do agravamento da pandemia do novo Coronavírus.

“O objetivo desta carta apostólica é aumentar o amor por este grande Santo, para nos sentirmos impelidos a implorar a sua intercessão e para imitarmos as suas virtudes e o seu desvelo”, escreve o papa Francisco na Carta publicada no dia 8 de dezembro de 2020. 

Patris Corde é um convite para que os católicos se coloquem sob a especial proteção de São José, confiantes em sua presença humilde, silenciosa e discreta, no plano de Deus, para a salvação humana. 

Durante a homilia o pároco, padre Geraldo Martins, destacou três virtudes de São José que podem ser percebidas no Evangelho de São Mateus proclamado na liturgia: discrição, fé e obediência. “Quando descobre que Maria está grávida, José decide se afastar discretamente. Não a julga e nem faz uso da lei. Era sua forma de revelar seu carinho por sua noiva”, disse o pároco.

Sobre a característica da fé, reflete o pároco: “Em meio a seus pensamentos de abandono, Deus intervém por meio dos sonhos. José não questiona, mas acolhe a Palavra de Deus. A fé não questiona a ação de Deus, simplesmente a acolhe. É graças ao sim de Maria que Jesus se torna humano e é graças ao sim de José que Jesus tem a descendência de Davi”.

Padre Geraldo explica que é por da obediência que José faz tudo o que o anjo manda. “José acolhe Maria em sua casa e adota Jesus como filho. Assim, ele nos ensina a ter uma fé viva que se entrega aos desígnios de Deus”, observou. “Que São José nos ajude a vivermos mais intensamente nossa fé e que seja nosso intercessor nestes tempos de pandemia. Que nos ajude a fazermos, verdadeiramente, a opção pela vida”, completou.  

s-jose-017No início da celebração foi entronizada uma imagem de São José que poderá ser venerada pelos fieis na igreja matriz durante todo o ano. O pároco benzeu e incensou a imagem que foi levada ao altar pela vice-coordenadora da comunidade São João Batista, Márcia de Paula Rodrigues, e seu esposo, Valter Brás Fernandes. 

A solenidade de São José marcou também a abertura do Ano Família Amoris Laetitia, convocado pelo papa, que se estenderá até 26 de junho de 2022 quando haverá o X Encontro Mundial das Famílias, em Roma, com o papa. De acordo com Francisco, os objetivos desse ano são difundir o conteúdo da exortação apostólica Amoris Laetitia; anunciar que o sacramento do matrimônio é um dom; fazer da família protagonista da pastoral familiar; sensibilizar os jovens e ampliar o olhar e a ação da Pastoral Familiar.

Texto e foto: Cida Zolnier