Publicado em: 21/02/2022 18:38:00
A festa dos 17 anos da Paróquia São João Batista durou todo o dia 19 de fevereiro, ocasião em que foi realizada sua 10ª Assembleia de Pastoral. Conduzida pelo tema “Ser Igreja de portas abertas, construindo comunidades vivas e transformadoras”, a Assembleia reuniu 210 agentes de pastoral e contou com a assessoria do vigário episcopal da Região Mariana Centro e pároco da paróquia Santo Antônio, em Presidente Bernardes, padre José Geraldo de Oliveira.
O encerramento da assembleia aconteceu com uma missa às 18h, aberta a toda a comunidade, presidida pelo pároco, Geraldo Martins. Ele destacou sua alegria de celebrar os 17 anos de criação da Paróquia com uma assembleia paroquial. “Queremos agradecer a Deus por todos aqueles e aquelas que fazem parte desta história, ajudando a construir a Igreja povo, a organizar as comunidades e a levantar as estruturas que nos abrigam e nos ajudam na evangelização”, disse o pároco na abertura da celebração.
Padre Geraldo explicou que os agentes de pastoral passaram o dia refletindo, conversando e buscando o caminho de evangelização para os próximos anos. “Quantos frutos de evangelização nossas comunidades colheram nesses 17 anos!”, disse em tom de admiração.
O presidente da celebração também sublinhou que a 10ª Assembleia encheu a todos de esperança. “Mesmo com a pandemia, iremos retomar, com novo vigor, os nossos trabalhos pastorais no ritmo que for possível. Estamos conscientes também de que muita coisa não poderá ser como era antes, mas queremos ter como grande meta transformar as nossas comunidades para que sejam vivas e de portas abertas”, disse.
“Queremos que as nossas comunidades sejam reconhecidas pelo amor de uns pelos outros, como os apóstolos que eram ‘um só coração, uma só alma’. Que nossas comunidades sejam missionárias, como uma casa sustentada pela palavra, pelo pão, pela caridade e pela missão. Por isso, conclamamos todos e todas a nos ajudarem neste compromisso”, acentuou.
Padre Geraldo sintetizou as propostas de ação aprovadas pela assembleia que apontam o compromisso das comunidades. “Queremos tornar a Palavra de Deus luz na vida e no coração de todos. Queremos fazer com que a liturgia coloque no centro da nossa vida Jesus Cristo, pão da palavra e pão eucarístico”, lembrou.
Ele também destacou a importância de a fé ser traduzida em ação concreta a favor dos necessitados. “Queremos que a nossa fé seja transformadora e penetre as estruturas da sociedade, de modo a modificá-las para que sejam reflexo do Evangelho de Cristo, sinal do seu reino. Assim, queremos ter atuação forte no âmbito social, econômico, político cultural e ambiental”, enfatizou.
“Queremos olhar sempre para o nosso padroeiro, o precursor, e aprender com ele, antes de tudo, a humildade. É ela que nos impede de julgar, condenar e ver o outro como adversário. Queremos ter de São João Batista a coragem profética que denuncia todas as estruturas de morte presentes em nossa sociedade. A 10ª Assembleia de pastoral que hoje realizamos fortaleça ainda mais a nossa caminhada pastoral para que sejamos, de fato, uma paróquia de irmãos e irmãs, comunidade de comunidades, um lugar de gente realmente feliz”, concluiu.
Apresentação do novo CPP
Ao final da missa, Padre Geraldo agradeceu o trabalho dos últimos coordenadores paroquiais de pastoral, Flaviana e Paulo Barata. Apresentou o coordenador paroquial, Mauro Lopes Duarte e a vice-Coordenadora, Maria do Carmo Pereira Vieira, eleitos na Assembleia, bem como os demais coordenadores comunitários: Ana Maria Gonzaga (São João Batista), Ana Emiliana de Freitas (São Sebastião, Graças Nunes de Souza (Santa Terezinha), Israel Cabral (Divino Esp. Santo), Irineu de Souza (Santa Luzia), Márcio Damasceno (N.S. Aparecida), José dos Anjos Gomes (São Francisco de Assis), Cassiana Rosa Silva de Paula (N. S. das Graças), Jackson Nonato Gomes (Sagrado Coração de Jesus, Maria das Dôres Silva Fontes (São Pedro), Márcia Aparecida Silva Lana (São Geraldo), Maria das Dores Máximo (Santo Expedito), Cláudia Patrícia da Cunha (São José), Sebastião Lucas do Carmo (São Judas Tadeu).
O pároco abençoou e enviou os novos coordenadores para a missão assumida. “Trabalhem juntos para servir com alegria, para construir uma Igreja de portas abertas, em saída missionária, misericordiosa, acolhedora, construindo comunidades vivas e transformadoras”, disse padre Geraldo.
Acesse aqui para ver as fotos da Celebração Eucarística pelos 17 anos de instalaçao da paróquia.
Fonte: PASCOM
Leia outras notícias