Publicado em: 04/04/2022 19:43:00
A abertura da Semana das Dores foi realizada na Igreja de São João Batista, às 19h do dia 03 de abril, 5º domingo da Quaresma. Ao final da missa, o pároco, padre Geraldo Martins refletiu sobre a 1ª Dor – a Profecia de Simeão – quando o menino Jesus é apresentado no templo.
O pároco convidou a assembleia a imaginar a cena do velho Simeão que pega a criança e glorifica a Deus, reconhecendo Jesus como o Salvador. “Imagino que os corações de Maria e José ficaram radiantes com aquelas palavras do profeta quando reconheceu em Jesus a luz das Nações, mas essa alegria deu lugar a uma tristeza profunda quando Simeão disse que o menino seria sinal de contradição e uma espada transpassaria a alma de Maria”, pontuou.
Padre Geraldo refletiu sobre as dúvidas e questionamentos que provavelmente passaram pelas mentes dos pais de Jesus e comparou essa dor às incertezas e ansiedades vivenciadas pelas pessoas diante de tantas dores, como diagnósticos de doenças sérias das pessoas queridas. “Nós temos duas formas de enfrentar esse tipo de dor: uma é confiar em nós mesmos, achando que a solução está conosco, e a outra é nos entregando totalmente nos braços de Deus, confiando totalmente n”Ele”, disse.
“Que aprendamos com Maria a não nos desesperarmos diante das dores. Que tenhamos confiança no Senhor, serenidade para vencê-las e superá-las. Temos um escudo que é o nosso Deus, nosso salvador e libertador. Maria nos ensina que quem em Deus espera tudo alcança”, concluiu.
As outras seis dores de Nossa Senhora são: Fuga para o Egito; Maria procura Jesus em Jerusalém; Jesus encontra a Sua Mãe no caminho do Calvário; Maria ao pé da Cruz de Jesus; Maria recebe Jesus descido da Cruz e Maria deposita Jesus no Sepulcro. Durante toda a semana, de 03 a 09 de Abril, a missa será celebrada às 19h, na igreja São João Batista.