Publicado em: 27/04/2023 13:43:00
A reunião foi realizada no dia 24 de abril às 19h, no Centro Paroquial de Pastoral e contou com a presença de representantes das comunidades do Vale do Sol, São José (Laranjal), Amoras, Boa Vista, Vau-açu, Marques, Inácio Martins, Nova Era e Cidade Nova, dentre outros.
Convidado a participar da reunião, via ofício, para esclarecer as dúvidas da população, o prefeito Raimundo Nonato Cardoso não compareceu, mas mandou como representantes o Secretário Municipal de Obras, José de Arimathea Silveira Marques, o Secretário Municipal de Fazenda, Dionísio Márcio Irias de Souza e o Engenheiro Civil André.
Para dar início ao encontro, os moradores tiveram a palavra e se mostraram abandonados pela prefeitura ao apresentar suas demandas, sendo que as mais urgentes são as obras da Avenida Benevenuto Saraiva, e o acesso à Igreja São João Batista, pelo Vale do Sol e Laranjal, nas proximidades da Pif Paf, onde algumas casas correm o risco de desabar. Os moradores também se queixaram do calçamento esburacado nas ruas que dão acesso à Igreja e ausência de galerias para coleta de água das chuvas.
O pároco, Padre Geraldo Martins destacou que os três acessos à igreja tão essenciais à população da região parecem ter sido esquecidos e partilhou: “Há um desencantamento das pessoas que não conseguimos explicar. Tapam-se buracos que abrem depois de dois meses. Para o Vale do Sol nem as placas indicativas funcionam. Um caminhão precisou virar em frente ao CENE, rompeu os fios e deixou o clube sem luz por um mês. Registramos aqui a urgência urgentíssima dessas três obras”, disse.
Após ouvir o questionamento dos moradores, Arimatheia disse que a solução para a Benevenuto Saraiva já está em andamento e que as questões das passagens do Vale do Sol e do São José (Laranjal) serão tratadas posteriormente. Quanto ao problema do Laranjal, que já dura 11 anos, os representantes do município afirmaram que, no local, não mais será construída uma galeria e, sim, uma ponte, de valor aproximado de R$1,5 mi. A Prefeitura irá se empenhar para captar recursos para a construção.
Como o Secretário de Obras não apresentou um cronograma para as obras e nem o critério de prioridades que a Prefeitura adota para definir as que são mais urgentes, os presentes sugeriram a construção de uma passagem provisória no Laranjal, entre o Bahama Mix e o Abatedouro Pif-Paf, e o secretário Arimatheia admitiu a possibilidade. “O que a comunidade espera é que a Prefeitura faça a passagem provisória, mas que não deixe a questão da obra definitiva cair no esquecimento, como acontece há mais de 11 anos”, pontuou padre Geraldo.
Questionado sobre um prazo para que a Prefeitura desse uma resposta decisiva à comunidade, o secretário de Obras solicitou três meses, já ficando outro encontro agendado para o final de julho próximo, no mesmo local. Na reunião, também foi formada uma comissão permanente de moradores para acompanhar o cronograma de obras realizadas pela Prefeitura.
Veja as fotos.