Paroquial

Paróquia se mobiliza para celebrar Nossa Senhora Aparecida

A chuva fina da manhã não desanimou os fiéis que caminharam até a Limeira, na rodovia que liga Viçosa a Porto Firme, para a primeira missa do Dia da Padroeira, às 7h da manhã. Mais tarde, às 9h30, foi a vez de as crianças prestarem homenagens a Maria na igreja de São João Batista. À noite, a festa maior foi realizada na comunidade Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Amoras.


Publicado em: 14/10/2024 18:50:00

Paróquia se mobiliza para celebrar Nossa Senhora Aparecida

O Dia de Nossa Senhora Aparecida (12/10) foi de intensa atividades na Paróquia São João Batista, em Viçosa. Três missas foram celebradas pelo pároco, Padre Geraldo Martins: Limeira (7h), igreja de São João Batista (9h30) e Comunidade Nossa Senhora Aparecida, Amoras (19h). A procissão teve início às 18h e prosseguiu até à comunidade, onde uma multidão de fiéis se reuniu na capela e na pracinha do bairro para homenagear a mãe Maria.

Durante a homilia, o pároco destacou a importância que a padroeira tem para os brasileiros por mais de 300 anos. Refletiu sobre as circunstâncias em que foi encontrada a pequena e simples imagem de Nossa Senhora Aparecida pelos pescadores. Também lembrou que, em 1980, quando o Papa João Paulo II esteve no Brasil para consagrar o Santuário de Aparecida, ficou encantado com a letra da música composta para homenagear a mãe Aparecida: “Viva a mãe de Deus e Nossa”.  

Sobre a devoção mariana disse: “Queremos nos inspirar sempre na ternura de Maria para viver a nossa fé. Tudo em Maria nos conduz a Jesus Cristo. Nossa devoção não pode parar em Maria porque é do seu filho que nos vem a libertação e a salvação”. 

Também relembrou a importância do ano missionário paroquial e recordou todas as atividades que tem sido planejadas desde o início de 2024. Explicou que diferentes atividades têm sido desenvolvidas a cada mês e culminarão com a celebração dos 20 anos de instalação da paróquia em fevereiro de 2025. Sobre o tema da festa, pontuou que discípulo é aquele que segue e missionário aquele que anuncia. Dessa forma, a missão do cristão possui duas faces, como uma moeda: ser discípulo-missionário. 

“Se você é discípulo, automaticamente você é missionário. Se você é missionário é porque você é discípulo e Nossa Senhora é exemplo para nós de quem seguiu e anunciou Jesus Cristo”, disse o pároco.

A partir do texto do Evangelho que relata as Bodas de Caná, padre Geraldo falou do casamento e da família como o lugar onde Jesus realizou seu primeiro milagre. “O primeiro lugar da missão é a família”, defendeu.

Disse que como discípula- missionária, Maria estava sempre atenta à realidade das pessoas para perceber suas carências e ajudar. Ao perceber que faltava vinho, foi logo interceder a seu filho por aquela família. “Como Maria, todo discípulo-missionários precisa estar atento, com os pés no chão, para agir com o olhar de Deus”, sublinhou.

Também enfatizou que Maria não tem solução para os problemas das pessoas, mas ela leva os necessitados até seu Filho, pois sabe que Ele não decepciona os que creem nele. Por isso ela diz: “fazei tudo o que Ele vos disser”.

Padre Geraldo também relatou que, com a missão realizada em toda a paróquia em julho e agosto, foi possível conhecer as difíceis realidades vividas por muitas famílias. “Há muita gente com as talhas vazias. Está faltando o vinho da graça, do amor, do perdão e da vida em muitas famílias, porque está faltando gente para encher as talhas para Jesus transformar”, ponderou. 

“Se todos os batizados assumirem verdadeiramente a missão, a vocação de discípulos-missionários, as talhas transbordarão. Precisamos levar Cristo, o vinho novo, às pessoas idosas, àquelas que moram sozinhas, aos desempregados, aos presidiários, aos que estão em situação de rua, às crianças e adolescentes abandonados e a todos que são vítimas de violência”, reforçou.

O pároco também lamentou que no período das eleições muitos usam o nome de Deus para se promoverem, mas depois de eleitos nada fazem pelo povo e não lutam por saúde, educação e pelo bem comum. “Queremos pedir a Nossa Senhora Aparecida que nos ajude a sermos missionários preocupados com a vida humana. Que Maria nos ajude a viver com fidelidade nossa vocação de seguidores e anunciadores de Cristo”, concluiu.

Ao final da missa, foram prestadas homenagens à Mãe Aparecida e o coordenador comunitário, Márcio Antônio Damasceno agradeceu a participação de todos. A festa continuou nas barraquinhas com caldos e salgados. Também houve música ao vivo para alegrar a festa. Antes da festa foram realizadas novenas nas comunidades N. Sra. Aparecida e São José (Nobres).

 

                                     Novena na Comunidade São José                                                                  Missa na Limeira

 

                                                                                                      Missa das Crianças

Veja outras fotos AQUI.