Publicado em: 09/10/2024 06:33:00
SAUDAÇÃO AOS CANDIDATOS E CANDIDATAS ELEITOS/AS NO MUNICÍPIO DE VIÇOSA
“Quem de vocês quiser ser grande, seja o servidor de vocês. E quem de vocês quiser ser o primeiro, seja o servo de todos” (Mc 10,43-44).
Vivemos, no último domingo, 6 de outubro, um momento singular de nossa democracia quando, de forma livre, consciente e soberana, eleitoras e eleitores, em todo o País, escolheram aqueles e aquelas que terão, a partir de janeiro de 2025, a nobre e exigente missão de governar e dirigir os rumos dos municípios brasileiros na construção do bem comum. A vitória foi, antes de tudo, da democracia, consolidando as bases do estado democrático de direito que deve sustentar toda nação.
Reafirmando seu compromisso com o evangelho da vida, da esperança, do amor e da justiça, as paróquias de Viçosa – Nossa Senhora do Rosário de Fátima, Santa Rita, São João Batista e São Silvestre – e a Capelania da Universidade Federal de Viçosa (UFV) saúdam os candidatos e candidatas vitoriosos nestas eleições de 2024 em nosso município. Nossos votos de que correspondam eficazmente à função que os eleitores/as lhes confiaram, cumprindo com fidelidade os compromissos assumidos durante a campanha.
A construção da sociedade justa e fraterna com a qual todos sonhamos é resultado da reunião de todas as forças vivas da sociedade e não de apenas um grupo ou instituição. O diálogo e a cultura do encontro devem marcar a vida de todos aqueles e quelas que foram eleitos tanto para o Executivo quando para o Legislativo, de tal forma que cresça a consciência de que governam para todos.
Conclamamos os eleitos e eleitas a inspirarem seus mandatos no Bom Samaritano, ícone do que praticam a verdadeira caridade, lembrados de que, “diante de tanta dor, à vista de tantas feridas, a única via de saída é ser como o bom samaritano. Qualquer outra opção nos deixa ou com os salteadores ou com os que passam ao largo, sem se compadecer com o sofrimento do ferido na estrada”, diz o Papa Francisco (Fratelli Tutti, n. 67).
A caridade política, ensina o Papa, “expressa-se também na abertura a todos. Sobretudo o governante é chamado a renúncias que tornem possível o encontro, procurando a convergência pelo menos em alguns temas. Sabe escutar o ponto de vista do outro, facilitando um espaço a todos” (Fratelli Tutti, n. 190).
Aos cidadãos e cidadãs viçosenses exortamos a acompanharem diuturnamente o mandato dos eleitos e eleitas, exercendo seu direito-dever de participação ativa nas decisões que definem os rumos do município de Viçosa.
Deus, em sua infinita sabedoria, nos assista a todos e todas na tarefa de construirmos juntos a sociedade justa e fraterna, prenúncio da civilização do amor.
Viçosa, 8 de outubro de 2024
Pe. Antônio Carlos Martins Ribeiro – Pároco da Paróquia São Silvestre
Pe. Geraldo Martins Dias – Pároco da Paróquia São João Batista
Pe. Paulo Dionê Quintão – Pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia
Pe. Reginaldo Coelho – Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima
Pe. Ronaldo Gomes Chaves – Capelão da Capela da UFV