Publicado em: 20/09/2023 10:37:00
Para refletir sobre o tema “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24, 15), os agentes se reuniram logo cedo às 7h30 na Capela de Nossa Senhora Aparecida (Bairro Amoras), para a santa missa. Em seguida se dirigiram até o salão paroquial da igreja de São João Batista, onde permaneceram até o final da tarde em clima de comunhão e interação familiar.
O evento foi muito animado e consistiu de orações, palestras, músicas e teatro. A palestra das 11h foi realizada pelo pároco, Pe Geraldo Martins, que refletiu sobre o lugar que Deus deve ocupar na vida dos cristãos.
O pároco destacou que o lugar de Deus em nossas vidas é intrinsecamente ligado ao lugar ocupado pelo próximo: “Deus estará em primeiro lugar se o próximo estiver em primeiro lugar na minha vida. O amor é decisão; é gesto concreto, uma vez que podemos amar uma pessoa até mesmo sem gostar dela, fazendo-lhe o bem, de acordo com suas necessidades”, disse.
Sobre o amor como gesto concreto também refletiu sobre a missão do cristão que acolhe e alimenta Jesus no pobre que passa fome ou vive desabrigado, enquanto dissemina a Palavra de Deus.
Citou a passagem bíblica onde Jesus diz que estaria com os apóstolos até o fim dos tempos: “Ele está conosco todos os dias. E nós? Estamos com Ele?”, indagou. “Estou com Ele todos os dias de minha vida, em minha oração, no meu comportamento, nas minhas atitudes e formas de tratar as pessoas? É preciso haver reciprocidade: como Ele está comigo todos os dias, eu também preciso estar com ele todos os dias”, defendeu.
Também pontuou que a oração pessoal exige lugar e horários próprios: “Precisamos dedicar momentos de exclusividade para Deus. Infelizmente, muitas vezes, nossa oração é tão cheia de palavras que nem ouvimos o que Ele tem a nos dizer”, lamentou.
“O lugar que Deus ocupa em minha vida vai depender também de minha relação com as coisas. Deus é o criador do mundo e o encheu de coisas boas para nos agradar, mas é importante lembrar que as coisas são passageiras e só Deus é eterno e capaz de suprir nossas carências, como dizia Santa Teresa de Ávila”, sublinhou.
Em seguida, Pe Geraldo falou da importância dos santos: “Eles nos ajudam a a definir o lugar que Deus ocupa em nossas vidas”, disse. Citou passagens bíblicas atribuídas a São Paulo e frases de Santa Teresa (1515 - 1582), e do Beato Carlos de Foucault (1858-1916).
Sobre esse último, destacou o “Apostolado da Bondade” e as seguintes frases: “Logo que descobri que existe Deus entendi que não podia mais fazer outra coisa a não ser viver por ele: minha vocação religiosa começa no exato momento em que despertou a minha fé”.
E também: “O amor é inseparável da imitação: quem ama quer imitar: é o segredo de minha vida. Apaixonei-me por esse Jesus de Nazaré crucificado, e passo a vida tentando imita-lo”.
O encontro foi encerrado com adoração ao Santíssimo na capela e um animado lanche da tarde.
Veja nossas fotos.