Publicado em: 29/09/2021 10:49:00
O segundo encontro de formação dos futuros leitores e leitoras da paróquia São João Batista, realizado no último sábado, 25, reuniu 95 leigos e leigas que estudaram sobre “O lugar da Sagrada Escritura na revelação divina”. O conteúdo do estudo tem como base o volume I da coleção “Celebrando o Cristo na vida do povo”, publicada pela Comissão de Liturgia da Arquidiocese de Mariana.
Assinado pelo biblista, Mons. Celso Murilo Sousa Reis, o texto foi apresentado pelo pároco da paróquia São João Batista, padre Geraldo Martins. Segundo Mons. Celso, revelação significa “tirar o véu, mostrar a face, dar a conhecer”. “A revelação é a atitude de Deus que, em sua liberdade, bondade e sabedoria, quis tornar-se conhecido dos seres humanos, apresentando-lhes o seu mistério e o seu plano de salvação”, diz o texto.
No artigo, o biblista lembra o sentido cristão da Palavra de Deus. “A voz da Palavra é a revelação; o rosto da Palavra é Jesus Cristo; a casa da Palavra é a Igreja (comunidade de fé); o caminho da Palavra é a missão”.
Os futuros leitores/as estudaram também artigo assinado pelo então padre Geovane Luís da Silva, hoje, bispo auxiliar de Belo Horizonte. Intitulado “Cristo, Palavra e Sacramento do Pai, presente e atuante na liturgia”, o artigo explica que a liturgia “nos revela o mistério de Cristo, palavra de Deus”. “O mistério da encarnação nos ajuda a entender um pouco mais o grande mistério de Cristo, Palavra e Sacramento de Deus. Antes de ser ‘Sacramento’, Jesus é Palavra”, diz o artigo.
A formação continua no dia 23 de outubro quando serão estudados os temas “A Palavra de Deus na liturgia” e “A liturgia da Palavra”. Já em novembro, os futuros leitores deverão estudar aspectos práticos na proclamação da Palavra. A previsão é de que todos sejam instituídos no ministério no mês de novembro.
Fonte: PASCOM
Leia outras notícias