Paroquial

Semana Missionária aquece as comunidades

Hoje, primeiro de agosto, é o quarto dia de atuação dos missionários e das missionárias nas comunidades, que têm sido muito criativas no desenvolvimento de várias atividades. A missão tem oferecido importantes oportunidades de evangelização, mas também de conhecimento da realidade vivida pelas famílias.


Publicado em: 01/08/2024 17:41:00

Semana Missionária aquece as comunidades

Para que a Semana Missionária seja frutuosa, a paróquia está contando com o trabalho de dezenas de paroquianos e de missionários vindo de Oratórios, São Domingos, Abre Campo, Cipotânea, Paula Cândido, Congonhas, Senhora de Oliveira e Canaã. Dez irmãs e um irmão carmelita também estão espalhados por nossas comunidades, testemunhando Cristo e falando do seu amor a quem se dispõe a ouvir.

Na comunidade São Sebastião, além das visitas que ocorrem durante o dia, à noite tem havido palestras para diferentes grupos etários. A coordenadora Ana Emiliana disse que os eventos têm sido muito produtivos e contado com grande número de pessoas.

Na comunidade São Geraldo, padre João Batista Barbosa abençoou os doentes. Também visitou as mulheres residentes na Casa de Acolhida Dom Luciano. À noite houve caminhada e missa na capela. Ali a missionária Conceição Arruda falou da importância dos grupos de reflexão, da catequese, da vivência em comunidade e da Dimensão Social.  “Encerramos com sorteio de uma novena de São Geraldo, nosso padroeiro, e depois Pe João abençoou  sementes que foram distribuídas entre os presentes para que plantem e, no próximo ano, tragam os frutos da Semana Missionária para partilhar com a comunidade”, disse Néia Fontes.

Sobre a comunidade Santa Terezinha, localizada no Vale do Sol, Graça Nunes, coordenadora, destacou que foram visitados muitos doentes e que as pessoas ficaram muito felizes com as visitas e elogiaram: “esse trabalho que vocês fazem é muito bonito”, disseram. 

“Depois das visitas, nos reunimos para conversar e o resultado tem sido muito positivo. Todas as noites, há uma atividade coletiva. Na sexta-feira, teremos uma serenata missionária e, no sábado, missa às 19 horas. Todos os dias encerramos com partilha de algum alimento. Ontem foi canjiquinha”, informou Graça.

Uma missionária (nome não citado por questões de anonimato) informou que ela e sua companheira de missão não foram recebidas em todas as casas, mas onde as portas se abriram, as interações foram muito significativas. Ela discorreu sobre a beleza da missão e disse que algumas pessoas ficaram emocionadas e choraram com a visita. A missionária falou da importância social da missão:

“Há muitos idosos abandonados. Estivemos em casa onde não havia comida; só água na geladeira. Conversamos com pessoas muito pobres. Bem pertinho de nós, há crianças que não têm alimentação adequada e nem espaço apropriado para brincar. Ficam presas dentro de casa”. O nome dessas pessoas já foi passado aos agentes que atuam na Dimensão Social da paróquia, para que avaliem como podem ajudar. 

Além do pároco, padre Geraldo Martins, e padre João Batista Barbosa, a paróquia está contando com sete outros padres: Ronaldo Gomes Chaves (Viçosa), José Geraldo Magela Vidal (Viçosa), Antônio Claret Fernandes (Congonhas), Geraldo Barbosa (Congonhas), José Afonso de Lemos (Ponte Nova), Luiz Faustino dos Santos (Granada) e Vicente de Paula Silva (Canaã).  

Esses sacerdotes, além de visitar os residentes, se revezam nas celebrações eucarísticas. Hoje, 5ª feira, haverá missas às 19h, nas seguintes comunidades: Santa Luzia, Sagrado Coração de Jesus, São Sebastião, São Francisco de Assis e São Judas Tadeu.

 

 

 

Veja AQUI mais fotos.