Paroquial

Tudo pronto para a 12ª Festa da Trabalhadora e do Trabalhador Rural

Com foco no tema "alimento de verdade", a festa é realizada pela paróquia São João Batista que tem como parceiros o Centro de Tecnologias Alternativas Zona da Mata (CTA), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), a Escola Nacional de Energia Popular (ENEP), o Movimento Popular pela Soberania da Mineração (MAM) e a Escola Família Agrícola Dom Luciano Mendes (EFA).


Publicado em: 04/07/2024 13:02:00

Tudo pronto para a 12ª Festa da Trabalhadora e do Trabalhador Rural

A equipe que prepara a 12ª Festa da Trabalhadora e do Trabalhador Rural fez sua última reunião nesta quarta-feira, 3, na capela da comunidade São Geraldo, na Piúna, zona rural de Viçosa (MG), onde acontecerá a festa no dia 28 de julho. A coordenadora da comunidade, Sheila Gomes, dirigiu a reunião que contou com a presença de representantes das comunidades rurais da paróquia São João Batista, além do pároco e do tesoureiro da paróquia.

A reunião teve como objetivo avaliar os preparativos da festa e averiguar os detalhes que faltam. Foi reforçada a importância de divulgar com mais intensidade a festa, lembrando que, neste ano, a missa coincidirá com a abertura da Semana Missionária que a paróquia São João Batista realizará de 28 de julho a 4 de agosto. Os organizadores da festa acreditam que, por essa razão, o número de participantes será maior que nas festa anteriores.

“Estamos preparando tudo com muito carinho e dedicação. Todos os membros da equipe organizadora estão muito empenhados (com a organização da festa), com um grande entrosamento e troca de conhecimentos e de aprendizado”, observou a Sheila.

A Festa da Trabalhadora e do Trabalhador Rural foi criada no ano 2000 por iniciativa da paróquia Santa Rita, através de seu pároco, padre Elias Bartolomeu Leoni. Criada em 2005, a paróquia São João Batista assumiu a festa a partir daquele ano. Interrompida entre 2013 a 2017, foi retomada nos anos de 2018 e 2019, sendo novamente interrompida, desta vez, por causa da pandemia da Covid-10. Em 2023, a paróquia voltou a realizar a festa que já estava em sua 11ª edição. 

f-tr1

Programação e tema da festa

A Festa terá início às 14h com concentração e caminhada até à capela São Geraldo. No pátio da capela, antes da missa, haverá falas sobre o tema que inspira a festa deste ano: “Mãos na terra, no campo e na cidade, produzem alimento de verdade”. Em seguida, será celebrada a missa que contará com a presença das missionárias e missionários da Semana Missionária paroquial. Após a missa, será feito o plantio da árvore que marcará a 12ª Festa da Trabalhadora/or Rural na Piúna. Terminado esse ato, serão servidos alimentos oferecidos pelas comunidades.

A equipe organizadora produziu um folheto que traz a explicação do tema da festa e as bandeiras de luta das trabalhadoras e trabalhadores rurais. O folheto será enviado com antecedência às comunidades para que seja estudado por elas.

Na próxima sexta-feira, 5, a equipe de liturgia se reunirá para preparar a celebração. Membros do Grupo de Animação Missionária (GAM) também estarão presentes para ajudar nesta preparação da missa que abrirá a Semana Missionária da Paróquia.

Sem descartáveis e com leilão

A 12ª Festa da Trabalhadora/or Rural traz, como novidade para este ano, o esforço concentrado para eliminar o uso de descartáveis. Cada participante deverá levar seu “kit” da festa – prato, copo e talher – para tomar água e saborear o que será oferecido pelas comunidades como café, suco, caldos, além de quitandas.

“Precisamos transformar em prática nossas palavras de defesa do meio ambiente”, disse o pároco, padre Geraldo Martins Dias, a respeito dessa decisão dos organizadores da festa.

f-tr2“Esta festa trará a alegria de estarmos celebrando a vida e conquistas de nós, trabalhadoras e dos trabalhadores rurais. Vai ser também uma oportunidade de ampliar o conhecimento e conscientização de todos em relação à agroecologia, à alimentação saudável, ao cuidado com a casa comum, por isso não usaremos descartáveis na nossa festa”, disse a coordenadora da comunidade.  

Segundo Sheila, os que esquecerem de levar seu “kit” terão duas alternativas: comprar o kit, que será vendido no local, ou pedir emprestado a quem o tenha levado.

Outra novidade desta festa é a realização, após a missa, de um leilão de bezerros em prol da paróquia.

Abaixo, o cronograma das festas já realizadas a partir de 2005

2005 - Nobres; 

2006 - Pau de Cedro; 

2007 – Córrego São João; 

2008 – Piúna; 

2009 – Duas Barras; 

2010 – Paiol; 

2011 – Nobres 

2012 – Pau de Cedro; 

2018 – Pau de Cedro; 

2019 - Nobres 

2023 – Córrego São João