Paroquial

“Viva João Batista, viva o precursor, porque João Batista anunciava o salvador”

A festa de São João Batista, dia 24/06, se iniciou com missa às 7h e continuou à noite, com procissão às 18h e missa às 19, com a presença de vários sacerdotes. Para encerrar, grande número de fiéis se reuniu na área externa para participar da noite cultural com os Irmãos Rodrigues.


Publicado em: 25/06/2024 18:58:00

“Viva João Batista, viva o precursor, porque João Batista anunciava o salvador”

Chegou o dia que o nosso coração ansiava celebrar: nosso padroeiro, São João Batista. Às 7h, Pe João Batista presidiu a primeira missa e, às 18h, a procissão com a imagem de São João saiu da Rua Nova Era, nas proximidades da Escola Padre Álvaro que, por muitos anos acolheu a Paróquia em suas celebrações, até que a igreja de São João Batista fosse construída. Cantando músicas de louvor, a procissão seguiu até bem próximo do hospital São João Batista e retornou caminhando até a igreja do padroeiro.

 A imagem foi acolhida em sua igreja com muita animação e o agitar de bandeirinhas coloridas. A missa festiva, celebrada em seguida, reforçou a importância de João Batista na história da salvação humana, como profeta e missionário enviado por Deus. O tema da celebração foi “São João Batista: compromisso com a missão e a profecia”, celebrada pelo pároco, Pe Geraldo Martins, e concelebrada pelos Padres João Batista Barbosa, Padre Juquinha (Paróquia São Sebastião, em Sem Peixe), Padres Amauri e José Ferreira (Paróquia de São José, em Paula Cândido). O Diácono Délio, da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Viçosa, também esteve presente. 

Padre Geraldo deu as boas-vindas a todos, agradecendo às comunidades que estiveram presentes ao longo da novena e que também ali estavam para comemorar essa data tão importante. Além disso, estendeu os agradecimentos aos visitantes das paróquias-irmãs de Viçosa e de cidades vizinhas. Destacou-se que essa partilha e interação entre as comunidades é importante para fortalecer a fé de todos.

No início da missa, a Bíblia foi trazida ao altar por agentes de pastoral, juntamente com uma haste unida a cinco fitas coloridas, representando os cinco continentes, seus povos e suas culturas. O objetivo da procissão era destacar que a Palavra de Deus deve chegar a todos os cantos do mundo. Enquanto caminhamos levando a Bíblia, seus valores devem ser espalhados por todos os lugares por onde passamos.

Durante a homília, Pe Geraldo destacou a forma com que Deus se manifesta a seus filhos e filhas, citando o nascimento de João Batista, que ocorreu de forma tão especial e milagrosa. “Esse nascimento trouxe alegria a todos que estavam a sua volta. Como é bonito a gente se alegrar com a alegria do outro; isso é uma dádiva que devemos buscar sempre. Os invejosos e ciumentos não conseguem compreender a importância de comemorar com alegria as bênçãos dadas a seus irmãos. E quando buscamos evangelizar, compartilhar e nos doar, isso acontece, principalmente, por entendermos que a alegria do nosso irmão também é nossa”, destacou. 

Padre Geraldo afirmou ainda que, para auxiliar no processo de evangelização, Deus nos coloca João Batista como missionário e profeta, a partir de três situações de sua vida. Primeiro quando diz “eu sou a voz que clama”, uma voz que mostra o Caminho. A segunda situação é quando São João Evangelista diz que João Batista não era a Luz, mas testemunho da Luz, que veio para iluminar as escuridões de tantos corações. E terceiro que ele não era a Palavra, mas a voz que proclamava a Palavra. Ou seja, João apontava Jesus Cristo, o Caminho, a Luz, a Palavra.

Para finalizar, Pe. Geraldo afirmou que nenhum missionário anuncia a si mesmo, mas a Cristo e, tal como João Batista, reconhece a grandeza daquele que anuncia e diz “eu não sou digno nem de desamarrar Suas sandálias”. “O missionário que não reconhece a sua pequenez diante da grandeza do Cristo não é missionário. Que o nosso padroeiro nos ajude a sermos verdadeiros missionários!”, concluiu.

Ao final da missa, Arlete Rocha, fez uma oração agradecendo a Deus por todas as bênçãos recebidas pela Paróquia durante sua novena e festa. Agradeceu por todos que contribuíram para a festa com disposição e alegria. Também agradeceu ao pároco, Pe Geraldo Martins, por ter conduzido  suas ovelhas com amor, paciência e sabedoria aos longo dos últimos cinco anos. “Um pastor tão bom, tão trabalhador e acessível a todos! Seu testemunho de entrega a Deus, de fé e humildade, aponta para Deus, nos motiva e edifica. Obrigada por nos unir como paróquia, como família São João Batista, lugar de sermos felizes e, mais importante, de sermos missionários do Evangelho da alegria”, disse. 

A festa continuou na área externa, com uma grande variedade de comidas, bingo, pescaria e bazar. A música que animou a todos foi presente dos Irmãos Rodrigues.

                                                                                   Confira nossas fotos. Clique aqui.