Publicado em: 24/05/2024 12:56:00
Na chamada ‘Oração Sacerdotal’ (Jo 17), Jesus reza para que todos os que venham a crer nele sejam um (cf. Jo 17,21). A divisão entre os seguidores de Jesus, além de contrariar seu desejo, torna-se “escândalo para o mundo” e prejudica “a pregação do Evangelho a toda a criatura”, conforme diz o Concílio Vaticano II (UR 1).
Somos, portanto, chamados a rezar e trabalhar para restaurar a unidade entre os discípulos de Jesus. Para nos ajudar nessa missão, temos a Semana de Oração de Unidade dos Cristãos organizada pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pelo Conselho Mundial de Igrejas, a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC).
Realizada em períodos diferentes, a SOUC acontece, no hemisfério Norte, de 18 a 25 de janeiro. Já no hemisfério Sul a data varia de acordo com a festa de Pentecostes que, neste ano, será de 12 a 19 de maio. No Brasil, a SOUC é coordenada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) que propôs, para este ano, o tema: “Amarás a Deus e ao teu próximo como a ti mesmo (Lc 10,27)”.
O Papa Bento XVI lembra que a parábola do Samaritano nos dá a exata dimensão de quem é nosso próximo a quem devemos amar. Diz o Papa: “Qualquer um que necessite de mim e eu possa ajudá-lo, é o meu próximo. O conceito de próximo fica universalizado, sem deixar, todavia, de ser concreto. Apesar da sua extensão a todos os homens, não se reduz à expressão de um amor genérico e abstrato, em si mesmo pouco comprometedor, mas requer o meu empenho prático aqui e agora (...) Amor a Deus e amor ao próximo fundem-se num todo: no mais pequenino, encontramos o próprio Jesus e, em Jesus, encontramos Deus” (DCE, 15).
Na preparação da festa de Pentecostes, vivamos intensamente a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, testemunhando o amor ao próximo que faz a unidade e lembra que somos todos irmãos.