Publicado em: 23/04/2024 17:49:00
Em sua mensagem de Páscoa, o Papa Francisco destacou, este ano, que, na ida ao túmulo de Jesus, no domingo de madrugada, a preocupação das mulheres era com a pedra que o fechava. E acrescenta: “Ainda hoje, pedras pesadas, demasiadamente pesadas, fecham as esperanças da humanidade: a pedra da guerra, a pedra das crises humanitárias, a pedra das violações dos direitos humanos, a pedra do tráfico de pessoas e outras. Nós também, como as mulheres discípulas de Jesus, perguntamo-nos uns aos outros: ‘Quem irá remover estas pedras para nós?’ (cf. Mc 16, 3)”.
O único capaz de remover essas pedras é Jesus, o Crucificado-Ressuscitado, que vence o mal e a morte. Diz o Papa: “Jesus Cristo ressuscitou, e somente Ele é capaz de remover as pedras que fecham o caminho para a vida. De fato, Ele mesmo, o Vivente, é o Caminho: o Caminho da vida, da paz, da reconciliação, da fraternidade. Ele nos abre a passagem, algo humanamente impossível, porque somente Ele tira o pecado do mundo e perdoa os nossos pecados. E sem o perdão de Deus, essa pedra não pode ser removida. Sem o perdão dos pecados, não se consegue sair dos fechamentos, dos preconceitos, das suspeitas mútuas e das presunções, que sempre levam a absolver a si mesmo e acusar os outros. Somente o Cristo Ressuscitado, ao dar-nos o perdão dos pecados, abre o caminho para um mundo renovado”.
Nesse tempo pascal, deixemos que Cristo remova de nossos corações as pedras que nos impedem de amar, perdoar e servir para que, então, celebremos verdadeiramente a vida nova que a Páscoa nos traz. Assumamos, com alegria, o compromisso de a todos anunciar a boa notícia de que Cristo venceu a cruz e que, na sua vitória, está também nossa vitória sobre tudo aquilo que nos aflige e entristece.
Feliz Páscoa para todos e todas!