Pe. Geraldo Martins

Festa de família

"A festa de São João Batista nos conclamou a ser uma Igreja sinodal, isto é, uma Igreja em que todos caminham juntos. Vimos um pouco disso ao longo da novena".


Festa de família

Que palavras usar para caracterizar a festa de nosso padroeiro realizada no mês passado com tanta participação? Penso em três que se interpenetram e se complementam: fé, alegria e entusiasmo. Tais sentimentos se manifestaram tanto nas liturgias quanto na confraternização que se dava após as celebrações e em tudo aquilo que dizia respeito a uma das festas mais esperadas pela paróquia, dado o clima de pandemia que nos impediu de realizá-la com a participação plena dos paroquianos durante dois anos.

Favoreceu tal ambiente a exemplar organização das equipes que não mediram esforços para servir com alegria e competência. As comunidades foram admiráveis no compromisso que cada uma assumiu e cumpriu sempre no espírito do Evangelho de quem serve por amor.

A oração do Ofício Divino das Comunidades e as missas, conduzidas de forma orante e vibrante, evidenciaram a fé, a piedade, a devoção e a esperança da família paroquial de São João Batista e de tantos outros irmãos e irmãs que a nós se uniram para louvar, bendizer e suplicar a Deus por meio de nosso padroeiro.

As animadas noites culturais, acompanhadas das barraquinhas que atendiam a todos os gostos, proporcionaram um convívio familiar de rara beleza. Ressalte-se também o clima de fraternidade e de amizade entre os que trabalhavam cada noite para atender ao povo. Cansaço parecia não existir entre eles e todos eram só sorriso e alegria.

A festa de São João Batista nos conclamou a ser uma Igreja sinodal, isto é, uma Igreja em que todos caminham juntos. Vimos um pouco disso ao longo da novena. Nosso padroeiro nos ajude a progredir sempre mais nesse caminho.