Pe. Geraldo Martins

Lugar de gente feliz

"Somos uma paróquia jovem com uma história que nos encanta e anima. Aqui, a fé é vivida intensamente e a consciência de que somos todos irmãos e irmãs permite-nos dizer que somos uma família e que construímos um lugar de gente feliz".


A Paróquia São João Batista completa 20 anos no dia 19 deste mês. Uma grande celebração está sendo preparada para esse dia para marcar a data que traz tantas recordações que alegram nosso coração e animam nossa vida. Na verdade, começamos a comemorar a data em fevereiro do ano passado quando proclamamos o Ano Missionário Paroquial (AMP), vivido por todas as comunidades com atividades missionárias mensais, incluindo o Congresso Missionário Paroquial que pretende reunir 200 pessoas nos dias 14 a 16 de fevereiro.

Esse momento histórico é marcado também por algumas obras como o término do Centro Paroquial de Pastoral, em junho do ano passado, a aquisição de novo mobiliário da Capela do Santíssimo (altar, ambão, cadeiras da presidência e ministro, credência e ar condicionado). O presbitério da igreja matriz também foi terminado com a construção de bancos para os ministros, cadeira para presidência e concelebrantes, credência, espaço para o ambão, além de espaço para a imagem de São José.

Nestas duas décadas de existência, a Paróquia São João Batista se destaca pelo seu compromisso com a evangelização manifestado no trabalho abnegado de seus agentes de pastoral, na organização e dinamismo pastoral, na administração de seus bens, na acolhida fraterna, na alegria e, sobretudo, na participação ativa e fervorosa, não só nas celebrações, mas em todas as atividades que lhe são propostas. Falo isso em relação às dezesseis comunidades que a compõem.

Somos uma paróquia jovem com uma história que nos encanta e anima. Aqui, a fé é vivida intensamente e a consciência de que somos todos irmãos e irmãs permite-nos dizer que somos uma família e que construímos um lugar de gente feliz. Movidos pela esperança que não decepciona (cf RM 5,5), confiamos que a celebração destes 20 anos nos fará a crescer sempre mais na direção de uma Igreja sinodal, missionária, ministerial. que busca viver a opção pelos pobres, comprometida com a justiça e a vida em todas as suas manifestações.

Nossa prece de louvor e gratidão chegue ao coração de Deus com o salmista: “Que poderei retribuir ao Senhor por todo bem que ele me fez? Erguerei o cálice da salvação e invocarei o nome do Senhor” (Sl 116,12-13).