Pe. Geraldo Martins

O amor do Coração de Jesus

“É necessário recuperar a importância do coração quando nos assalta a tentação da superficialidade, de viver apressadamente sem saber bem para quê, de nos tornarmos consumistas insaciáveis e escravos na engrenagem de um mercado que não se interessa pelo sentido da nossa existência”


Neste mês de dezembro, nossa paróquia recebe a imagem do Sagrado Coração de Jesus que está visitando todas as paróquias da Arquidiocese de Mariana em comemoração dos 150 anos da consagração da Arquidiocese ao Sagrado Coração de Jesus feita por Dom Antônio Ferreira Viçosa, em 1874.

O Papa Francisco publicou, em outubro, sua quarta encíclica, intitulada Dilexit nos (amou-nos), sobre “o amor humano e divino do Coração de Jesus”. Segundo o Papa, “é necessário recuperar a importância do coração quando nos assalta a tentação da superficialidade, de viver apressadamente sem saber bem para quê, de nos tornarmos consumistas insaciáveis e escravos na engrenagem de um mercado que não se interessa pelo sentido da nossa existência” (n. 2).

Segundo o Papa, “a devoção ao Coração de Cristo não é o culto a um órgão separado da Pessoa de Jesus. O que contemplamos e adoramos é a Jesus Cristo por inteiro, o Filho de Deus feito homem, representado numa imagem sua em que se destaca o seu coração. Neste caso, o coração de carne é entendido como imagem ou sinal privilegiado do centro mais íntimo do Filho encarnado e do seu amor ao mesmo tempo divino e humano, porque, mais do que qualquer outro membro do seu corpo, é o índice natural ou o símbolo da sua imensa caridade” (n. 48).

O Papa destaca que “a imagem de Cristo com o seu coração, ainda que de maneira nenhuma possa ser objeto de adoração, não é uma imagem qualquer, entre muitas outras que poderíamos escolher. Não é algo inventado de modo abstrato ou desenhado por um artista, não é um símbolo imaginário, é um símbolo real, que representa o centro, a fonte da qual brotou a salvação para a humanidade inteira” (n. 58).

A visita da imagem do Coração de Jesus nos ajude a preparar bem a celebração do mistério da encarnação de Cristo que nos visita no natal, enchendo-nos de viva esperança na construção de um mundo fraterno de paz e amor. Feliz Natal para todos e todas!